Aluna do PI nota 1000 no Enem fazia três redações por semana e citou John Locke e Milton Santos

17/01/2020 14h08


Fonte G1 PI

Imagem: Andrê Nascimento/G1Vitória Castro, aluna nota 1000 na redação do Enem 2019 no Piauí.(Imagem:Andrê Nascimento/G1)Vitória Castro, aluna nota 1000 na redação do Enem 2019 no Piauí.

A estudante Vitória Castro, 19 anos, foi uma das estudantes do Piauí que conquistaram nota 1000 na prova da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019. Segundo ela, dois dos segredos para a nota máxima foram: fazer três redações por semana e estudar assuntos gerais de forma ampla, sem decorar temas específicos. Ao todo, no país, em 2019, foram 53 alunos nota 1000.

“A gente nunca pensa que vai tirar uma bota nota, ainda mais nota 1000, mas eu estava confiante de que tinha feito uma bota redação. Quando vi o número na nota, fiquei muito feliz, corri pra falar pra todo mundo”,
disse ela.

Vitória contou o que fez para obter a nota máxima: praticou muito. Essa foi a terceira vez que ela fez a prova e já tinha obtido 940 pontos no Enem em 2018.

“Fazia de duas a três redações por semana, no cursinho, em casa, e isso contribuiu muito, porque a prática leva à perfeição. Alguns dos autores que li e citei na prova foram Gilberto Dimenstein, Milton Santos e John Locke”
, contou.

Gilberto Dimenstein é um escritor e jornalista brasileiro; Milton Santos foi um geógrafo brasileiro que ganhou, em 1994, o Prêmio Vautrin Lud de Geografia, na França, considerado o Nobel de Geografia. Ele foi o primeiro brasileiro a realizar este feito e faleceu em 2001. John Locke é um filósofo britânico e considerado um dos principais expoentes do liberalismo, autor da obra "Dois Tratados do Governo Civil".

Segundo a aluna, o tema "Democratização do acesso ao cinema", considerado inesperado, não foi fácil de desenvolver, mas ela se sentiu preparada por não ter estudado para temas específicos, mas sim de forma ampla e atual.

"No dia da prova, é importante que o aluno esteja preparado pra fazer redações, de forma geral, e não decorar temas. Então quando vi o tema inesperado, não fiquei nervosa. Anotei alguns assuntos que eu lembrava, associados ao tema, fiz toda a prova, voltei para a redação, fiz o rascunho e passei a limpo",
lembrou.

A menina contou que pretende cursar medicina em Teresina.

Tópicos: nota, prova, tema