A matemática é vista como abstrata e chata mas nasceu para resolver problemas reais

18/10/2020 10h45


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoA matemática é vista como abstrata e chata mas nasceu para resolver problemas reais(Imagem:Reprodução)
Guillermo Ramírez é físico e matemático e, como grande parte dos cientistas, acumula vários títulos - de bacharelado a doutorado.

Mas o que é normal entre pesquisadores pode atrair o olhar curioso de quem não é.

"A tendência é que as pessoas te admirem, como se você fosse um animal raro ou alguém muito especial, com uma vida muito diferente da delas. Mas não é verdade", diz Ramírez à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC.

"Não é preciso ser alguém muito especial ou muito inteligente para se dedicar à física ou matemática. São habilidades ou competências que podem ser desenvolvidas, assim como quando você pratica um esporte", acrescenta.

Essa ideia socialmente estabelecida de que a física e a matemática são para "uma elite com habilidades especiais", explica o mexicano, é algo que gera problemas práticos no dia a dia, além de inibir possíveis carreiras em duas áreas de trabalho altamente necessárias em meio à quarta revolução industrial.

Estes são alguns temas que o professor e pesquisador do Instituto de Matemática da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) abordou na palestra "Matemática Viral" durante o Hay Festival Querétaro, realizado digitalmente de 2 a 7 de setembro deste ano.