41% das crianças brasileiras sem estudos em 2020 tinham de 6 a 10 anos, aponta Unicef

29/04/2021 18h38


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarOs dados apontam que, em novembro de 2020, havia 36,9 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Entre eles:  35,4 milhões frequentavam a escola 31,7 milhões recebia ativid(Imagem:Reprodução)
 Uma pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgada nesta quinta-feira (29), em parceria com o Cenpec Educação, aponta que mais de 5 milhões de crianças e adolescentes estavam sem acesso aos estudos no Brasil no fim de 2020. Entre elas, quatro em cada dez tinham de 6 a 10 anos.

Segundo a entidade, esta faixa etária é a mais afetada pela exclusão escolar, como mostra o gráfico abaixo. Entre elas, 69,3% das crianças de 6 a 10 anos sem escola são pretas, pardas ou indígenas. Antes da pandemia, crianças desta idade sem oportunidades de educação eram exceção.

Em janeiro, o Unicef já havia divulgado a estimativa de que 5,2 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos estavam fora da escola ou sem atividades escolares. O número representa 13,9% do total da população com estas idades.

No início do mês, apontou que o fechamento de escolas durante pandemia poderá fazer o Brasil regredir duas décadas no combate à evasão escolar.

Em nota enviada pelo Unicef, Florence Bauer, representante da entidade no Brasil, destaca que os números fazem um alerta urgente para que ações sejam tomadas para reverter o quadro.

“Os números são alarmantes e trazem um alerta urgente. O País corre o risco de regredir duas décadas no acesso de meninas e meninos à educação, voltado aos números dos anos 2000. É essencial agir agora para reverter a exclusão, indo atrás de cada criança e cada adolescente que está com seu direito à educação negado, e tomando todas as medidas para que possam estar na escola, aprendendo”, afirma Bauer.

Os dados apontam que, em novembro de 2020, havia 36,9 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Entre eles:

35,4 milhões frequentavam a escola
31,7 milhões recebia atividades escolares, podendo tê-las realizado ou não
3,7 milhões não recebia atividades escolares
1,5 milhão não frequentava a escola


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao