40 mil estudantes da Rede Pública Estadual farão avaliações do Saeb no período de 23/10 a 10/11

23/10/2023 15h10


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO objetivo do exame é realizar um diagnóstico da qualidade da Educação Básica Brasileira, avaliando o desempenho dos estudantes por meio de testes e questionários.(Imagem:Divulgação)O objetivo do exame é realizar um diagnóstico da qualidade da Educação Básica Brasileira, avaliando o desempenho dos estudantes por meio de testes e questionários.

A Rede Pública Estadual de Educação do Piauí terá a participação de 40 mil estudantes nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A aplicação das provas se iniciou nesta segunda-feira (23) nas escolas e vai até o dia 10 de novembro. O objetivo do exame é realizar um diagnóstico da qualidade da Educação Básica brasileira, avaliando o desempenho dos estudantes por meio de testes e questionários. No total, 8 milhões e 400 mil estudantes das redes públicas estaduais e municipais dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal farão a prova.

A avaliação envolve alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, em fase amostral, do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. As provas abordam os conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, trazendo questões de leitura e interpretação e raciocínio lógico e matemático, dentre outras. O exame é realizado nas próprias escolas, que por sua vez devem agendar um dia, dentro do prazo de realização determinado pelo Inep, para aplicar as provas.

No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Nossa Senhora do Patrocínio, localizado no município de Pio IX, a avaliação foi aplicada nesta segunda-feira (23), conforme afirma a diretora da instituição de ensino, Socorro Gonçalves.

“Hoje nós observamos aqui alunos comprometidos e focados na realização da prova do Saeb. Esperamos colher bons resultados, porque esse é um processo de grande importância para a escola e para os nossos estudantes, já que visa construir uma educação de qualidade. Esse ano, o impulso para incentivar a melhoria da qualidade do ensino nas escolas do nosso estado foi muito grande por parte da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que disponibilizou programas para avançar no ensino-aprendizagem e muito estímulo para conseguir um bom resultado nas provas", enfatiza a gestora escolar.

No Ceti Lucinete Santana da Silva, em Paulistana, a aplicação das provas acontece na próxima segunda (30) e a preparação dos estudantes se estende durante toda essa semana. De acordo com a diretora do centro educacional, Lucicléia Acioly, essa semana a escola está repleta de ações de mobilização para o Saeb.

“Hoje pela manhã nós realizamos uma reunião com pais, alunos, professores e coordenadores para informar as ações do Saeb e premiar estudantes destaques nas ações de mobilização do Saeb. Iremos desenvolver ainda o Corujão Saeb, evento que vai acontecer durante toda a noite da sexta-feira (27), com aulas e atividades de preparação para o Saeb”, revela a diretora.

A meta determinada pelo Governo do Piauí para a Educação é que o Estado alcance o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para incentivar a participação dos estudantes, prêmios em dinheiro de até um salário mínimo para os participantes mais bem avaliados foram anunciados.

Os profissionais das 50 escolas com melhores resultados no Saeb também serão beneficiados, recebendo um 14º salário. Já a GRE com a maior participação no Saeb também vai ganhar uma premiação, que ainda será definida e divulgada em breve.

“Com toda a preparação, toda a dedicação aos estudos que os nossos estudantes tiveram nessa jornada, nessa verdadeira força-tarefa que nós fizemos para o Saeb, com todo o nosso time da Seduc muito engajado, eu tenho certeza que os nossos estudantes vão colher os frutos dessa dedicação”, completou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estudantes, provas, saeb