1ª Caravana Pedagógica Virtual percorre Gerências Regionais

08/10/2020 16h03


Fonte SEDUC

Teve início na última quarta-feira, 07 de outubro, a 1ª Caravana Pedagógica virtual 2020. O evento traz a temática "Estratégias focadas na melhoria dos dados educacionais como avanço na proficiência e diminuição na reprovação e abandono na escolas da rede estadual".

O evento tem o objetivo de refletir com as equipes das GREs e dupla gestora das escolas sobre os dados das avaliações externas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e Indicador Estadual do Piauí (IEPI), avaliações internas do primeiro semestre de 2020, analisar e construir estratégias pedagógicas, focadas nos dados de aprovação, reprovação e abandono a nível de estado, GRE e escola.

Para a diretora da unidade de Ensino Aprendizagem, Maria José Mendes, a ideia é discutir os indicadores educacionais como instrumentos necessários para descrever e analisar as diversas dimensões de que a educação pode se revestir na sociedade atual, que abrangem desde aspectos mais especificamente relacionados aos processos internos às escolas, como os resultados educacionais alcançados pelos alunos, como também externo.

"Nosso intuito é reforçar que o IDEB representa a iniciativa pioneira de reunir, em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações e que agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações para traçar um plano ação focado na qualidade educacional para o sistema e escolas", afirma a diretora.

A Caravana já percorreu diversas GREs, exemplo a 1ª Gerência Regional, localizada no município de Parnaíba. "Foi um momento indispensável e valioso, nos oportunizou reflexões, participações, diálogos, (re)direcionamentos, celebrações, despertar e fortalecimentos de ideias e ações corresponsáveis de tratativas assertivas nesse novo caminhar de ser e viver a Educação. Agradeço à Seduc pela magnitude dessa ação e por cada integrante da ação educativa", relata a gerente da 1ª GRE, Safira Santos.

A 1ª Caravana Virtual é uma realização da Secretaria de Estado da Educação, por meio da equipe da Unidade de Ensino e Aprendizagem-UNEA, composta por integrantes da Gerência de Ensino Fundamental, Gerência de Ensino Médio, Coordenação Geral de Tempo Integral e Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e com apoio do Instuto Unibanco e Fundação Lemann.

Segundo a gerente do Ensino Fundamental, Marília Aragão, cada GRE escolhe a plataforma que a caravana vai acontecer. "Esse é um momento muito importante, onde as equipes param para analisar os dados educacionais, confirmar se os objetivos de aprendizagem foram alcançados pelos estudantes. Através dos indicadores educacionais, orientar o replanejamento do processo de ensino-aprendizagem, envolvendo comunidade escolar no conhecimento dos resultados e propondo ações de rotina de acompanhamento das avaliações internas no decorrer do ano de 2020", declara Marília.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: ensino, escolas, caravana