Zé Renato faz dueto com Céu e dá voz a sucesso de Ray Charles no álbum "Quando a noite vem"

27/02/2023 14h24


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarZé Renato faz dueto com Céu e dá voz a sucesso de Ray Charles no álbum Zé Renato faz dueto com Céu e dá voz a sucesso de Ray Charles no álbum "Quando a noite vem"

Quando Zé Renato e Patrícia Pillar decidiram fazer um disco juntos, ele como cantor e ela como diretora artística, a primeira ideia foi dar forma a um álbum com temas de trilhas sonoras de filmes. Um desses temas era Arrivederci Roma (Renato Rascel, Pietro Garinei e Sandro Giovannini), música-título do homônimo filme ítalo-americano de 1957.

Só que a ideia do disco se transformou. Sob direção de Patrícia, Zé acabou fazendo álbum de intérprete com repertório de origens diversas. Mas Arrivederci Roma permaneceu no repertório desse novo disco, Quando a noite vem, álbum com lançamento programado para sexta-feira, 3 de março, em edição da gravadora Biscoito Fino.

Apresentado com texto de Charles Gavin, o álbum Quando a noite vem reúne nove músicas irmanadas pelo canto afinado de Zé Renato.

Além de Arrivederci Roma e de Suave é a noite (Tender is the night – Sammy Fain e Paul Francis Webster, 1961, em versão em português de Nazareno de Brito, 1962) e Bom dia, tristeza (Adoniran Barbosa e Vinicius de Moraes, 1957), ambas faixas já apresentadas em singles, o repertório poliglota do álbum Quando a noite vem inclui um dos maiores sucessos do cantor norte-americano Ray Charles (1930 – 2004) – I cant stop loving you (Don Gibson, 1958) – e o bolero Esta tarde vi llover (Armando Manzanero, 1961).

Cantora paulistana projetada na geração anos 2000, Céu participa do álbum, certamente por sugestão de Patrícia Pillar, admiradora da artista. Céu faz dueto com Zé Renato na canção Seu olhar não mente (Nanado Alves e Ilmar Cavalcanti, 2000), sucesso na voz do cantor paraibano Flávio José.

Outra surpresa da seleção é Cantiga de quem está só (Jair Amorim e Evaldo Gouveia, 1960), lançada há 63 anos na vozes de Agostinho dos Santos (1932 – 1973) – cantor morto há 50 anos em desastre de avião – e Hebe Camargo (1929 – 2012).

Música que deu título ao último álbum de estúdio de Gal Costa (1945 – 2022), Nenhuma dor (Caetano Veloso e Torquato Neto, 1967) também integra, ao lado de Encantado (Nature boy – Eden Ahbez, 1948, em versão em português de Caetano Veloso, 1979), a nada óbvia seleção feita por Patrícia Pillar e Zé Renato para dar forma a Quando a noite vem, o 18º álbum da discografia solo do cantor.

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: renato, disco, ?lbum