Violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder inventam mais moda em álbum com hits do rock nacional

04/07/2022 16h14


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarRicardo Vignini e Zé Helder(Imagem:Divulgação)Ricardo Vignini e Zé Helder

O lançamento em 14 de julho do quarto álbum de estúdio do duo Moda de Rock – formado pelos violeiros Ricardo Vignini & Zé Helder – coroa o sucesso de projeto que nasceu ao acaso, quase como uma brincadeira, em 2007.

Foi quando Vignini e Helder, também professores, decidiram mostrar aos alunos o potencial da viola caipira dentro do universo do rock. Quinze anos e três álbuns depois, o duo lança Brasil, álbum que tem edição em CD prevista para agosto.

Em Brasil, Ricardo Vignini & Zé Helder inventam moda com 13 músicas que dão amostras do rock produzido em terras nacionais nos últimos 50 anos.

A seleção de repertório do disco vai de 1969 – ano de 2001, parceria de Rita Lee com Tom Zé lançada no segundo álbum do grupo Mutantes – até a década de 1990, simbolizada em Brasil pelas abordagens de Criança de domingo (Cadão Volpato e Ricardo Salvagni, 1996), música do segundo álbum da banda Nação Zumbi com Chico Science (1966 – 1997), e de Heavy metal do senhor (1997), composição regravada pelos violeiros com a adesão vocal do autor Zeca Baleiro.

No caminho de Brasil, o duo Moda de Rock passa pelos anos 1970 – representados por recriações de músicas do grupo Novos Baianos (Um bilhete pra Didi, de Jorginho Gomes) do cantor Raul Seixas (1945 – 1989) e do trio Sá, Rodrix & Guarabyra – e enveredando pelos anos 1980, década do apogeu artístico e comercial do rock brasileiro.

Produzido por Ricardo Vignini, o álbum Brasil traz convidados de várias gerações. Conhecido como roqueiro da roça pela obra que harmoniza rock, folk e country, Zé Geraldo reforça o canto de Meu amigo Pedro (Raul Seixas e Paulo Coelho, 1976), faixa turbinada com percussão e loops de André Abujamra.

Edgard Scandurra toca violão de nylon no registro instrumental de Flores em você (1986), música de autoria de Scandurra lançada pela banda Ira! no álbum Vivendo e não aprendendo (1986).

Em Brasil, Ricardo Vignini & Zé Helder mandam Um bilhete pra Didi (Jorginho Gomes, 1972), reavivam Mestre Jonas (Zé Rodrix, 1973), encaram Medo (Redson, 1986), atiram Até quando esperar? (Philippe Seabra, André X e Gutje Woortmann, 1985) – pedrada da banda Plebe Rude – e rebobinam Eu não matei Joana DArc (Marcelo Nova e Gustavo Mullen, 1984), sucesso da banda Camisa de Vênus.

Brasil é o primeiro álbum dos violeiros desde Moda de Rock toca Led Zeppelin (2018), disco lançado há quatro anos.

Tópicos: brasil, rock, ?lbum