Vereador propõe tÃtulo de cidadão teresinense a cantor Caetano Veloso
21/10/2023 14h10Fonte Portal O Dia
Imagem: Ricardostuckert/pr Caetano Veloso ao lado do presidente Lula
Caetano Veloso ao lado do presidente Lula
 Caetano Veloso ao lado do presidente Lula
Caetano Veloso ao lado do presidente LulaO vereador de Teresina Luiz Lobão (MDB) apresentou um projeto de decreto legislativo para a concessão de título de cidadão teresinense ao cantor baiano Caetano Emanuel Viana Teles Veloso. A proposição, protocolada no último dia 10 de outubro, tem como objetivo reconhecer os “relevantes serviços prestados à cidade de Teresina” por parte do cantor. O último show de Caetano na capital piauiense ocorreu nove anos atrás, em novembro de 2014, em uma apresentação no Theresina Hall. Veja na íntegra o projeto.
Com mais de cinco décadas de carreira e um dos maiores expoentes da música popular brasileira, Caetano tem íntima relação com a capital do Piauí e uma das suas mais aclamadas canções, “Cajuína’, lançada no álbum “Cinema Transcendental” de 1979. A música faz uma homenagem à obra do poeta Torquato Neto e referencia em sua letra a cidade de Teresina.
Em julho deste ano, através do twitter, Caetano Veloso falou sobre a criação da música e lembrou com carinho de Torquato Neto.
“Há muitas histórias por trás das canções. A de ‘Cajuína’ me emociona pela sua precisão. Cada detalhe da música é um retrato de um momento com o pai de Torquato Neto, com quem estive em Teresina logo após a morte daquele poeta e letrista”, postou.
Caetano Veloso
Cantor
Na justificativa para a proposição do título de cidadão, Luiz Lobão afirma que “Caetano é um artista brasileiro dos mais representativos da nossa cultura. Com enorme influência no campo das artes e da cultura em nosso país”.
Na política Caetano sempre se notabilizou pelo engajamento com as questões sociais e pelo posicionamento à esquerda do espectro ideológico. O cantor foi um ferrenho opositor a Jair Bolsonaro e fez campanha para Lula no último pleito eleitoral.
Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura














 
                     
                     
                     
                     
                     
                    