Vereador propõe título de cidadão teresinense a cantor Caetano Veloso

21/10/2023 14h10


Fonte Portal O Dia

Imagem: Ricardostuckert/prCaetano Veloso ao lado do presidente Lula(Imagem:Ricardostuckert/pr)Caetano Veloso ao lado do presidente Lula

O vereador de Teresina Luiz Lobão (MDB) apresentou um projeto de decreto legislativo para a concessão de título de cidadão teresinense ao cantor baiano Caetano Emanuel Viana Teles Veloso. A proposição, protocolada no último dia 10 de outubro, tem como objetivo reconhecer os “relevantes serviços prestados à cidade de Teresina” por parte do cantor. O último show de Caetano na capital piauiense ocorreu nove anos atrás, em novembro de 2014, em uma apresentação no Theresina Hall. Veja na íntegra o projeto.

Com mais de cinco décadas de carreira e um dos maiores expoentes da música popular brasileira, Caetano tem íntima relação com a capital do Piauí e uma das suas mais aclamadas canções, “Cajuína’, lançada no álbum “Cinema Transcendental” de 1979. A música faz uma homenagem à obra do poeta Torquato Neto e referencia em sua letra a cidade de Teresina.

Imagem: Reprodução caetanoveloso.comClique para ampliarCapa do CD Capa do CD "cinema transcendental" de 1979
Em julho deste ano, através do twitter, Caetano Veloso falou sobre a criação da música e lembrou com carinho de Torquato Neto.

“Há muitas histórias por trás das canções. A de ‘Cajuína’ me emociona pela sua precisão. Cada detalhe da música é um retrato de um momento com o pai de Torquato Neto, com quem estive em Teresina logo após a morte daquele poeta e letrista”, postou.
Caetano Veloso
Cantor


Na justificativa para a proposição do título de cidadão, Luiz Lobão afirma que “Caetano é um artista brasileiro dos mais representativos da nossa cultura. Com enorme influência no campo das artes e da cultura em nosso país”.

Na política Caetano sempre se notabilizou pelo engajamento com as questões sociais e pelo posicionamento à esquerda do espectro ideológico. O cantor foi um ferrenho opositor a Jair Bolsonaro e fez campanha para Lula no último pleito eleitoral.


Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: lula, cultura, caetano