Venda de livro sobre amigos milionários de Putin dispara no Reino Unido

17/03/2022 10h59


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoAbramovich, que comprou o Chelsea em 2003, foi sancionado pelo Reino Unido em 10 de março, com congelamento de bens, proibição de viagens e proibição de transações com pessoas e em(Imagem:Reprodução)
 Um livro sobre o círculo íntimo do presidente Vladimir Putin, escrito por uma jornalista britânica, está no topo da lista dos mais vendidos do Reino Unido, depois que a autora foi processada pelo proprietário do Chelsea, Roman Abramovich.

"Putins People", de Catherine Belton, publicado pela primeira vez em 2020, "é o livro de não-ficção mais vendido no Reino Unido", disse a diretora editorial da William Collins Books, Arabella Pike, em nota.

O livro aclamado pela crítica enfrentou uma série de ações judiciais de magnatas russos, incluindo Abramovich, três dos quais foram sujeitos a sanções do Reino Unido.

"Gostaria que as circunstâncias fossem diferentes. Mas estou muito grata por toda a atenção que Putins People está recebendo", escreveu Belton no Twitter, agradecendo à editora Harper Collins por manter o livro à venda apesar dos processos.

A editora chegou a um acordo extrajudicial em dezembro do ano passado com o principal demandante, Abramovich.

O livro foi um best-seller do "Sunday Times" quando foi lançado e as vendas dispararam novamente com a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Abramovich, que comprou o Chelsea em 2003, foi sancionado pelo Reino Unido em 10 de março, com congelamento de bens, proibição de viagens e proibição de transações com pessoas e empresas britânicas.

A União Europeia (UE) adotou na segunda-feira (14) novas sanções contra a Rússia por sua invasão da Ucrânia, que diplomatas dizem incluir Abramovich.