Vanessa Trajano tem a literatura como projeto e missão de vida

20/03/2021 14h12


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarVanessa Trajano tem a literatura como projeto e missão de vida(Imagem:Divulgação)Vanessa Trajano tem a literatura como projeto e missão de vida

Natural de Teresina e radicada em Brasília, Vanessa Teodoro Trajano é escritora, professora de língua portuguesa com mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Participou do projeto Arte da Palavra, promovido pelo SESC em 2017, viajando por diversas cidades do Brasil como palestrante e oficineira; e também do 25ª Encuentro Internacional de Mujeres Poetas na Colômbia, em 2018.

Ao todo, Vanessa Trajano possui 15 publicações, entre antologias e obras individuais, dentre as quais se destacam Mulheres Incomuns (2012, contos), Poemas Proibidos (2014, poesia), Doralice (2015, romance), Ela não é mulher pra casar (2019, contos, finalista do Prêmio Guarulhos) e Supermulher e outras performances poéticas (2020, poesia).

"Acredito que quando as mulheres leem a minha literatura se sentem mais abertas, cobram menos uma postura moral de si mesmas. Porém, infelizmente vejo que escrevo não para a minha geração, e sim para as próximas, pois a janela está sendo aberta lentamente, num processo, como tudo ao longo da história. Nisso os leitores também têm participação, pois alguns (só alguns) entenderam que, na verdade, não existe mulher pra casar e mulher pra pegar, e que o título do meu último livro não passa de uma grande ironia", diz Vanessa.

Tópicos: mulheres, projeto, escritora