Vanessa da Mata devolve Belchior ao nordeste ao cantar música de 1979 com João Gomes, astro do pisei

10/02/2023 16h48


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarVanessa da Mata com João Gomes(Imagem:Divulgação)Vanessa da Mata com João Gomes

Foi com a força do cancioneiro autoral que Vanessa da Mata fez nome na música brasileira a partir de 2002, ano da edição do primeiro álbum da artista mato-grossense. Geralmente composto solitariamente e gravado sem colaborações, esse cancioneiro se revelou autossuficiente para firmar a cantora e compositora, dona de obra de fluxo singular e aparentemente intuitivo.

Ainda assim, Vanessa vez por outra arriscou cantar músicas de lavra alheia e, nos últimos anos, vem se conectando com nomes da nova geração, fazendo movimento recorrente na indústria pop brasileira.

No ainda inédito álbum que lançará neste primeiro semestre de 2023, Vem doce, Vanessa da Mata abre parceria com o produtor e beatmaker Papatinho, canta com o rapper L7nnon e faz dueto com João Gomes.

Astro do piseiro, Gomes teve a cantora como uma das convidadas da gravação ao vivo do álbum Acredite (2022) e, retribuindo o gesto mercadológico, gravou participação na única música do álbum Vem doce sem a assinatura de Vanessa, Comentário a respeito de John (1979), parceria de Belchior (1946 – 2017) com o compositor potiguar José Luiz Penna.

Terceiro single do álbum Vem doce, Comentário a respeito de John chegou ao mundo digital hoje, 10 de fevereiro de 2023, dia do 47º aniversário de Vanessa da Mata.

Sucessor dos singles Vem doce (2022) e Foice (2023), Comentário a respeito de John se impõe como a mais aliciante das três faixas já conhecidas do álbum vindouro. Vanessa e João Gomes trazem a canção de Belchior e José Luiz Penna – valorizada pela letra repleta de alusões à vida e obra de John Lennon (1940 – 1980), referência na trajetória de Belchior – para o universo rítmico nordestino em levada conduzida pelo toque da sanfona de Mestrinho.

É um caminho interessante porque, embora cearense, Belchior poucas vezes explicitou a origem nordestina ao dar forma a um cancioneiro angustiado, apresentado nas décadas de 1970 e 1980 em embalagem pop de sotaque universal.

Na abordagem da cantora com João Gomes, Comentário a respeito de John tangencia a levada do xote em algumas passagens da gravação de três minutos e meio, feita com produção musical orquestrada pela própria Vanessa da Mata. O clima rural é realçado pela viola caipira tocada pelo guitarrista Maurício Pacheco na gravação formatada com a sutileza da bateria de Renan Martins e a leveza da percussão de Vanderlei Silva.

Por mais que a temperatura amena da gravação contraste com a chama do verso-síntese “A felicidade é uma arma quente”, tradução literal do título de música dos Beatles, Happiness is a warm gun (John Lennon e Paul McCartney, 1968), o single flui bem.

Tal como Vanessa da Mata, João Gomes não prima pelo rigor técnico, mas, como bem observou a artista ao anunciar o single nas redes sociais, o canto de Gomes ecoa a prosódia dos vaqueiros cantadores do nordeste se ouvido fora do universo do piseiro. Nesse contexto, o single Comentário a respeito de John resulta redondo.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: vanessa, belchior, grava??o