Valéria Oliveira reúne Leci Brandão e Leila Pinheiro em álbum pautado pelo samba

08/05/2021 15h43


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoValéria Oliveira reúne Leci Brandão e Leila Pinheiro em álbum pautado pelo samba(Imagem:Divulgação)Valéria Oliveira reúne Leci Brandão e Leila Pinheiro em álbum pautado pelo samba

A capa criada por Elifas Andreato para o 10º álbum de Valéria Oliveira – Sacrário, no mercado a partir da próxima sexta-feira, 14 de maio, em edição do selo Fonomatic – faz supor erroneamente se tratar de disco de temática religiosa.

Em cena desde 1991, ano em que fez o primeiro show em Natal (RN), cidade onde nasceu em abril de 1969, a cantora e compositora potiguar põe fé no samba ao longo deste álbum em que celebra 30 anos de carreira.

O samba é o gênero musical dominante em repertório formado por composições de autoria de Valéria Oliveira – algumas criadas solitariamente pela artista, casos de O beco e da música-título Sacrário, mas a maioria feita com parceiros como Drika Duarte, Khrystal, Simona Talma, Ivando Monte, Luiz Gadelha, Rico Dias e Vinícius Lins.

Arranjadas pelo maestro Rildo Hora, as regravações de Essa tal criatura (Leci Brandão, 1980) e Por onde começar (Wilson das Neves e Delcio Carvalho, 2007) completam esse repertório essencialmente autoral.

Disco pautado pela presença feminina, também evocada pela capa de Elifas Andreato, Sacrário traz as vozes das cantoras Daúde, Leci Brandão e Leila Pinheiro. Daúde figura em Gente (Rico Dias e Valéria Oliveira), samba com levada de ijexá já previamente apresentado em single editado em 23 de abril.

Leci avaliza a lembrança de Essa tal criatura, samba que batizou o quinto álbum da artista carioca. Já as cantoras potiguares Dani Cruz, Heli Medeiros, Lene Macedo e Silvia Sol fazem coro em É agudo o nosso enredo (Khrystal e Valéria Oliveira).

Embora o samba dite a cadência de faixas como Toca o tambor (Drika Duarte e Valéria Oliveira) e Vai além (Vinicius Lins e Valéria Oliveira), há um toque de bolero em Voragem (André Morais e Valéria Oliveira) e em Um simples olhar (Simona Talma e Valéria Oliveira).

Já Rosa de aroeira – música composta pela artista para o homômimo curta-metragem de Mônica Mac Dowell – caminha na pisada do baião enquanto Alento (Ivando Monte e Valéria Oliveira) mixa referências de fado e xote na gravação feita com a adesão vocal de Leila Pinheiro.

O álbum Sacrário foi gravado com produção musical orquestrada por Valéria Oliveira com Jubileu Filho, autor da maior parte dos arranjos.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: samba, ?lbum, sacr?rio