Trilha sonora de Roque Santeiro, novela que estreia no Globoplay, é tão marcante quanto a trama

21/06/2021 18h27


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarMEMÓRIA ? A entrada da novela Roque Santeiro no catálogo da plataforma Globoplay ? onde a trama fica disponível a partir desta segunda-feira, 21 de junho ? reaviva uma das mais mar(Imagem:Reprodução)

 MEMÓRIA – A entrada da novela Roque Santeiro no catálogo da plataforma Globoplay – onde a trama fica disponível a partir desta segunda-feira, 21 de junho – reaviva uma das mais marcantes trilha sonoras da história da teledramaturgia brasileira. A seleção musical resultou tão antológica quando a novela exibida originalmente pela TV Globo entre junho de 1985 e fevereiro de 1986.

Coube a Mariozinho Rocha, executivo da indústria fonográfica, orquestrar a trilha sonora de Roque Santeiro a convite de Daniel Filho, então um dos diretores da TV Globo.

Muitas músicas foram compostas sob encomenda para a novela, caso do tema de abertura, Santa fé, criado e gravado por Moraes Moreira (1947 – 2020) com letra de Fausto Nilo.

Nomes recorrentes na trilha, Sá & Guarabyra compuseram e gravaram a interiorana música-título Roque Santeiro e a canção Verdades e mentiras, esta incluída no volume 2 da trilha sonora nacional – fato, aliás, até então inédito na história musical da teledramaturgia.

Diante do sucesso do primeiro disco, a novela ganhou ainda em 1985 um segundo LP com músicas brasileiras, em vez da habitual trilha internacional, para manter a trilha adequada ao universo da interiorana cidade de Asa Branca.


Contudo, o maior sucesso da dupla Sá & Guarabyra na trilha sonora foi ouvido na voz do grupo Roupa Nova. Foi a canção Dona, lançada em 1982 sem repercussão pela dupla e popularizada três anos depois na gravação feita pelo Roupa Nova, meio a contragosto, para a novela.

Analisada em perspectiva, 36 anos após a estreia da novela, a trilha sonora de Roque Santeiro está na história por ter gerado tantas músicas inspiradas, além de marcado época e a carreira de vários artistas.

Então em período de menor visibilidade nas paradas, Zé Ramalho reencontrou o sucesso ao compor e gravar para a novela a canção Mistérios da meia-noite, tema de Astromar (Rui Resende), o professor que virava lobisomem.

Elba Ramalho teve projetada na trama a gravação da canção De volta para o aconchego, composta por Dominguinhos (1941 – 2013) com Nando Cordel. A mesma dupla criou também Isso aqui tá bom demais, arretado tema forrozeiro gravado por Dominguinhos com Chico Buarque que abriu o primeiro disco, encerrado com Cópias mal feitas, composição pouco ouvida de Alceu Valença, gravada pelo autor.

Já o volume 2 apresentou músicas como Vitoriosa – canção de Ivan Lins e Vitor Martins, ouvida na voz do próprio Ivan como tema da reprimida Lulu (Cássia Kiss) – e o bolero Amparito amor (Waltel Branco e Roberto Nascimento), gravado por ninguém menos do que Cauby Peixoto (1931 – 2016).

Merecem menções honrosas nesse segundo disco as duas músicas compostas e gravadas por Zé Renato e Claudio Nucci para a novela. Uma, A hora e a vez, ganhou letra de Ronaldo Bastos. A outra, Pelo sim, pelo não, teve letra escrita por Juca Filho.

Enfim, povoada por muitos temas originais, criados para a trama, a trilha sonora de Roque Santeiro gerou sucessos que resistem ao tempo e continuam na memória popular em lugar afetivo, assim como a saga de Roque Santeiro (José Wilker), Viúva Porcina (Regina Duarte) e Sinhozinho Malta (Lima Duarte).


Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: dupla, letra, trama