Tradicionais prévias carnavalescas do Banda Bandida voltam a acontecer neste sábado (21) em Teresina

21/01/2023 08h59


Fonte G1 PI

Imagem: Ellyo Teixeira/g1Banda Bandida é um dos blocos mais tradicionais de Teresina.(Imagem:Ellyo Teixeira/g1)Banda Bandida é um dos blocos mais tradicionais de Teresina.

Após 3 anos, as tradicionais prévias de carnaval do Bloco Banda Bandida voltam a acontecer em Teresina a partir deste sábado (21). O evento não acontecia desde 2020 devido à falta de patrocínio e segurança na região, segundo a organização, e, depois, passou dois anos sem ser realizado devido à pandemia da Covid-19.

“O evento vai voltar com mais força ainda. Eu acho que os foliões estão com saudades de ver essa prévia carnavalesca. Creio que vai ser como o slogan da Banda Bandida diz: o carnaval começa aqui”, afirmou entusiasmado Último Coelho, da organização do bloco.
Imagem: Lívia Ferreira / g1 PI  Após 3 anos, tradicionais prévias do Bloco Banda Bandida voltam a acontecer em Teresina.(Imagem:Lívia Ferreira / g1 PI ) Após 3 anos, tradicionais prévias do Bloco Banda Bandida voltam a acontecer em Teresina.

Além disso, o empresário contou ao g1 que a segurança da festa foi reforçada com a presença da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) e a contratação de 30 seguranças particulares.

Na programação, cada sábado de prévia começa com som mecânico, depois uma atração musical e por fim a apresentação da Banda Bandida com a aguardadas marchinhas de carnaval.
Imagem: Lívia Ferreira / g1 PI  Após 3 anos, tradicionais prévias do Bloco Banda Bandida voltam a acontecer em Teresina.(Imagem:Lívia Ferreira / g1 PI ) Após 3 anos, tradicionais prévias do Bloco Banda Bandida voltam a acontecer em Teresina.

“Na realidade, para conseguirmos voltar hoje, contamos com parcerias muito importantes, da rede privada, mas, principalmente, da rede pública”
, comentou Último Coelho, organizador do evento.

Os tradicionais arrastões que aconteciam, quando a Banda Bandida e dezenas de foliões percorriam bares e ruas pelo centro de Teresina, não vão acontecer.

Conforme o organizador, os altos índices de criminalidade na capital deixam as pessoas inseguras, então a concentração da festa ficará somente no bar Fundo de Quintal, na Rua 24 de Janeiro, entre os cruzamentos com as ruas R. Benjamin Constant e Desembargador Freitas, no Centro.
Imagem: Lívia Ferreira / g1 PI  Após 3 anos, tradicionais prévias do Bloco Banda Bandida voltam a acontecer em Teresina.(Imagem: Lívia Ferreira / g1 PI ) Após 3 anos, tradicionais prévias do Bloco Banda Bandida voltam a acontecer em Teresina.

História da Banda Bandida

O Bloco Banda Bandida começou ainda nos anos 80. Inicialmente, o evento tinha como objetivo trazer diversão para um grupo de amigos. No entanto, o público foi aumentando e hoje é tradição no carnaval do estado.

“Quando começamos, em 1988, nossa intenção era mais para divertimento entre meus irmãos e amigos, mas a ideia serviu para que outros bairros pudessem fazer seus blocos também. Com o passar do tempo, fomos tomando as ruas e o gosto do povo. A festa sempre aconteceu na Rua 24 de Janeiro”,
disse Último Coelho.
Imagem: Arquivo Pessoal / Antônio Fernandes  Bloco Banda Bandida em Teresina na década de 80, no centro da imagem, abraçados na mulher estão o repórter Tino Marcos de camisa branca e Último Coelho, de camisa azul e faixa ama(Imagem: Arquivo Pessoal / Antônio Fernandes ) Bloco Banda Bandida em Teresina na década de 80, no centro da imagem, abraçados na mulher estão o repórter Tino Marcos de camisa branca e Último Coelho, de camisa azul e faixa ama

Último Coelho também lembrou que na época a vizinhança toda se reunia nas calçadas de suas casas para ver a Banda Bandida passar.

O organizador contou ainda que o bloco já formou vários casais que se conheceram na folia e que muitas amizades que perduram até hoje se formaram em meio à folia.

“São muitas amizades, foram muitos namoros e histórias engraçadas”,
relembrou.
[

Tópicos: bloco, bandida, tradicionais