Theatro 4 de Setembro completa 129 anos e celebra com eventos culturais; veja a programação

04/09/2023 15h08


Fonte G1 PI

Imagem: Lucas Marreiros/G1Theatro 4 de Setembro, no Centro de Teresina, Piauí.(Imagem:Lucas Marreiros/G1)Theatro 4 de Setembro, no Centro de Teresina, Piauí.

O Theatro 4 de Setembro chegou aos 129 anos sendo um dos principais espaços culturais do Piauí. A comemoração começou no dia 30 de agosto e encerra nesta semana, na quarta-feira (6). Nesta segunda (4), haverá, às 19h, a entrega de troféus “Theatro 4 de Setembro 129 Anos – Ano Dona Reizinha”.

Às 20h, o espetáculo de teatro “Simplesmente Clô”, que celebra vida e obra do estilista e apresentador de TV Clodovil Hernandes (1937-2009). Estrelada por Eduardo Martini, a peça é um monólogo escrito pelo jornalista e dramaturgo Bruno Cavalcanti.

Na obra, Clodovil faz um inventário de sua vida e suas criações ao longo de mais de 40 anos de carreira. Além da peça, às 21h, haverá o show “Frank Fever And Elvis Rock Band, no Clube dos Diários, anexo ao Theatro.

A programação continua na quarta (6), com o IV Encontro de Bois em Teresina, que ocorrerá na Praça Pedro II, diante da casa de espetáculos. Haverá ainda oficinas de palhaçaria para iniciantes e Iluminação.

O Theatro 4 de Setembro

O teatro foi inaugurado no dia 21 de abril de 1894, mas seu aniversário é comemorado na data escolhida para ser seu nome, isso porque foi em 4 de setembro de 1889 que um grupo de senhoras da elite econômica da época pediu ao presidente da província do Piauí pela criação da casa de espetáculos.

Veja no vídeo acima o tour virtual que mostra a parte externa, construída com inspiração na arquitetura portuguesa e com detalhes greco-romanos, e a parte interna da mais tradicional casa de espetáculos do estado.

Ao longo dos anos, diversas reformas foram feitas no local. Nos anos 70, houve uma ampliação. A parte interna foi totalmente modificada, perdendo suas principais características originais.

O Theatro foi tombado como patrimônio histórico do Piauí em 2002, além de ter sido escolhido como símbolo máximo da arquitetura piauiense, por ser um dos prédios mais antigos mais preservados de Teresina.

O teatro recebeu grandes nomes da cultura nacional, como Elis Regina, Bibi Ferreira e Fernanda Montenegro, e também foi palco para muitos artistas piauienses, como Lari Salles e Francisco Pellé. Além de ter sediado a primeira exibição de cinema de Teresina, em 29 de maio de 1901.

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura