Sudarpi divulga edital para artesãos interessados em participar do 17º Salão do Artesanato

23/02/2024 15h08


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria do Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), torna público o Edital de Chamamento Público nº 01/2024 para inscrição dos artesãos piauienses interessados em participar da 17ª edição do Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, que será realizado nos dias 8 a 12 de maio de 2024, na Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping, Brasília/ DF.

Segundo o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, a participação dos artesãos em feiras nacionais é importante para fomentar a economia e divulgar, ainda mais, as potencialidades do artesanato piauiense. “Nossos artesãos possuem um talento genuíno e que representam nossa identidade por meio das variadas técnicas como a cerâmica, o bordado, a cestaria e o entalhe. Ter nossos artesãos em eventos nacionais reforça para outros públicos nossas riquezas artesanais e estimula o contato com outros artesãos, além de ser um momento de trocas de experiências e estímulo para a economia. Para este edital estamos disponibilizando oito vagas destinadas para artesão individual e entidades representativas”, destaca.
Imagem: DivulgaçãoArtesanato piauiense é destaque no 16º Salão de Artesanato de Brasília.(Imagem:Divulgação)Artesanato piauiense é destaque no 16º Salão de Artesanato de Brasília.

Das inscrições e seleção

As inscrições serão realizadas no período de 26 de fevereiro a 26 de março, por meio do formulário online disponibilizado para artesão individual e para entidade representativa. Ou presencialmente na Central de Artesanato Mestre Dezinho apresentando todos os documentos exigidos no edital.

Após o período de inscrição no processo de seleção dos artesãos e entidades representativas, será realizada a avaliação da documentação pela comissão de seleção que irá analisar se estão de acordo com os critérios estabelecidos pelo PAB e pelo edital. O resultado da seleção será divulgado no dia 5 de abril.

Confira aqui o edital

O evento

O Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras chega em sua 17ª edição considerado como um dos maiores eventos que une as riquezas do artesanato brasileiro. Este ano, será realizado entre os dias 8 a 12 de maio, na Arena de eventos do pátio Brasil Shopping em Brasília- DF.

O evento reúne o artesanato de cada estado e possui uma programação especial com oficinas, shows, apresentações de mestres artesãos em destaques e exposições.

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews