Sudarpi abre seleção de artesãos para mostra Casacor Piauí

17/04/2024 16h10


Fonte Governo do Piauí

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), divulgou edital para seleção de artesãos piauienses interessados em participar da 1ª Mostra de Arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo – Casacor Piauí. O evento será realizado de 16 de maio a 30 de junho, em uma espaço residencial localizado Av. Zequinha Freire, 225, zona leste de Teresina.

Conforme o edital, serão disponibilizadas 12 vagas para artesãos individuais e quatro vagas destinadas para cadastro de reserva. As peças artesanais selecionadas irão ocupar um espaço de 44 m², onde será realizado a divulgação e comercialização desses produtos, por meio do espaço Casa do Artesão Design Mestre Albertino. A logística de transporte, montagem e comercialização é de inteira responsabilidade da equipe organizadora do espaço.
Imagem: DivulgaçãoARTESANATO - CASA DO ARTESÃO DESIGN MESTRE ALBERTINO.(Imagem:Divulgação)

De acordo com o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, um dos intuitos do projeto é desenvolver ações de valorização e fortalecimento dos artesãos. “Ao lançar a Casa do Artesão Design Mestre Albertino criamos uma referência ímpar na curadoria, comercialização e divulgação dos produtos artesanais, proporcionando aos artesãos do Piauí um ambiente propício para expandir seus negócios. Além disso, buscamos consolidar o artesanato enquanto setor socioeconômico, preservando as características da cultura e da identidade piauiense”, destaca o gestor.

Segundo a gerente da Casa do Artesão Design Mestre Albertino, Juliana Galvão, esse projeto é uma etapa importante para transformar o artesanato piauiense em uma vitrine nacional. “Por meio da curadoria especializada podemos incentivar, valorizar e divulgar as peças artesanais que foram produzidas com técnicas e habilidades. Além disso, contamos uma história que representa nossa cultura, nossa identidade e agregamos valor econômico a isso”, destaca a gestora.
Imagem: DivulgaçãoARTESANATO - CASA DO ARTESÃO DESIGN MESTRE ALBERTINO.(Imagem:Divulgação)

Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 17 a 19 de abril, por meio do formulário online disponibilizado no site www.artesanatopiauiense.pi.gov e nas redes sociais @artesanatopiauiense. Ou presencialmente na Sudarpi, na Central de Artesanato Mestre Dezinho, localizada na rua Paissandu, das 8h às 12h, apresentando todos os documentos exigidos no edital.

Da seleção, poderá participar o artesão individual com idade mínima de 18 anos completos na data da inscrição; possuir cadastro no Sistema de Informações do Artesanato Brasileiro (Sicab) e Carteira Nacional do Artesão dentro do prazo de validade. Para a seleção das peças inscritas, serão levadas em consideração os critérios estabelecidos pelo PAB na portaria nº 1.007-SEI, de 11 de julho de 2018, assim como critérios de originalidade, qualidade técnica e representatividade cultural, bem como, os dados constantes no formulário. O resultado final será divulgado no dia 22 de abril.

Confira o edital: Chamameto público Casacor Piauí

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook