Speed watching: o que você perde quando acelera a velocidade do filme?

14/03/2021 11h31


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliar
 Com a pandemia de coronavírus, uma legião de confinados passou a sentir o tempo de forma diferente. Um exemplo disso é o crescente hábito de consumir produções audiovisuais em velocidade acelerada.

Cada vez mais plataformas de streaming têm oferecido ferramentas de speed watching, que permitem alterar o ritmo do que se assiste ou se escuta. Na Netflix, é possível ver um filme ou série com até o dobro da velocidade original. As possibilidades são as mesmas no Youtube e no Spotify. Isso estende a funcionalidade para podcasts, palestras e até aulas online.

Especialistas entendem que essa tendência é uma resposta ao atual momento: mais do que nunca, a tecnologia é a principal interface das pessoas com o mundo ao redor. Isso interfere no ritmo com o qual se vive e se consome conteúdos.

O psiquiatra Adriano Aguiar lembra que, durante muito tempo, a rotina das pessoas era ditada pela natureza. Depois, com a chegada da televisão, os programas passaram a interferir no dia a dia das famílias. "Algumas iam dormir só depois da novela ou do programa do Jô Soares", exemplifica o médico, que é doutor em Saúde Coletiva.

Hoje, em meio à explosão do mercado de streaming, que dá a possibilidade de se assistir o que se quer e quando se quer, esses limites se dissolveram. Na pandemia, com mais gente estudando e trabalhando em casa, o efeito foi ainda maior e impulsionou fenômenos como o "binge watching", que pode ser traduzido como o hábito de "maratonar" séries.

"Estamos jogados no ilimitado da informação e submetidos ao funcionamento de algoritmos que deliberadamente trabalham para gerar uma adição", defende Aguiar.

É diante desse fluxo frenético que as pessoas se veem impelidas a consumir em pouco tempo a maior quantidade de conteúdo possível. Isso pode levar à chamada síndrome de FOMO, sigla do inglês "fear of missing out": aquele medo desesperado de perder alguma coisa frente a uma avalanche de dados. O "speed watching" se insere nesse contexto.


Tópicos: pessoas, watching, produ??es