Simplicidade de Marília Mendonça é o trunfo do inédito single póstumo ´Você me fez odiar o Carnaval´

17/01/2026 15h52


Fonte G1 cultura

Imagem: ReproduçãoSimplicidade de Marília Mendonça é o trunfo do inédito single póstum(Imagem:Reprodução)

 Foi com discurso direto – escrito sem firulas ou tentativas de mostrar erudição para as elites culturais – que Marília Mendonça (22 de julho de 1995 – 5 de novembro de 2021) abriu alas femininas no universo sertanejo, se impondo como a compositora mais importante do gênero no século XXI.

Marilia dava um recado que o povo entendia e assimilava de imediato, sobretudo o público feminino, então sem real referência de escrita de mulher para mulher na música sertaneja. Essa simplicidade eficiente é o mote e o trunfo de “Você me fez odiar o Carnaval”, o mais novo single póstumo da cantora e compositora goiana que impulsionou a partir de 2014 o movimento conhecido como feminejo.

A música inédita entrou em rotação na quinta-feira, 15 de janeiro, e foi finalizada sem recursos de IA a partir de voz-guia posta pela cantora em outubro de 2021, um mês antes de morrer de forma trágica e precoce em acidente de avião, aos 26 anos. A gravação integra os chamados “manuscritos” da artista.

Composição de Marília em parceria com Dom Vittor, João Gustavo Dias e Matheus Tutz, “Você me fez odiar o Carnaval” tem letra que flagra a artista curtindo a sofrência em plena folia.

Formatada com produção musical de Júnior Campi e Elvis Tcherr, a gravação mistura brega, com sertanejo – evidenciado na levada do irresistível refrão criado com os versos “Você me fez odiar o Carnaval / Vou sair? Nem a pau / Brasil feliz, e eu mal” – e axé music, ritmo de base percussiva, evocado quando a cantora repete os versos “O seu abadá ainda é o meu pijama / Só que, esse ano, eu nem vou sair da cama / Essa hora a gente estaria em Salvador / No mesmo lugar que você me deixou / Oh uou uou, oh uou uou”.

O single “Você me fez odiar o Carnaval” dura dois minutos e 39 segundos, tempo suficiente para que o ouvinte tenha mais um bom exemplo da habilidade de Marília Mendonça para fazer e cantar uma música simples com potencial para conquistar todos os que desfilam no “bloco dos que perderam o amor da vida”.



Tópicos: cantora, single, mar?lia