Sesc Cajuína exibe documentário "A Carta de Esperança Garcia"

23/11/2023 15h14


Fonte Assessoria de Comunicação

Nos dias 25 e 26 de novembro, o Sesc Cajuína apresenta o documentário “A Carta de Esperança Garcia”. O documentário conta a história de Esperança Garcia, mulher negra escravizada no século XVIII, reconhecida como a primeira advogada negra do Brasil.

A obra do cineasta piauiense Douglas Machado, conta com a participação da atriz Zezé Motta e da ex-governadora do Piauí, Regina Sousa. Esperança Garcia é conhecida por, em 1770, escrever uma carta ao governador da Capitania do Piauí denunciando a violência e maus-tratos sofridos por ela, sua família e demais escravizados. Anos mais tarde, seu texto se tornou um símbolo da resistência e exemplo corajoso de manifestação de luta contra escravidão e pela liberdade no Brasil.
Imagem: DivulgaçãoA obra valiosa honra e mantém viva a memória da primeira advogada negra do Brasil.(Imagem:Divulgação)A obra valiosa honra e mantém viva a memória da primeira advogada negra do Brasil.

Segundo a coordenadora de Cultura do Sesc, Hildegarda Borges, a intenção da exibição é resgatar e reconhecer um grande símbolo da luta pela liberdade e igualdade no Piauí. “O objetivo dessa exibição é apresentar às pessoas a história de Esperança Garcia, uma figura emblemática do nosso Estado. É uma história de coragem e resistência que deve para sempre ser lembrada”, destacou a coordenadora.

A sessão do dia 25 começará às 19h e a do dia 26 às 15h com acessibilidade e outra sessão às 19h. No dia 26 as atrizes Tina Ribeiro, Catarina Santos e Luíza Miranda estarão presentes para participar de uma roda de conversa. A classificação é livre e a entrada é solidária com doação de 1kg de alimento não perecível. 

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: garcia, hist?ria, esperan?a