Semarh promove I Festival do Caju em Pio IX nos dias 10 e 11 de novembro

09/11/2023 10h52


Fonte Governo do Piauí

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), vai realizar no município de Pio IX, nesta sexta-feira (10) e sábado (11), o I Festival do Caju. O evento visa incentivar às práticas sustentáveis, o comércio, a culinária e a agricultura local, com valorização da cajucultura.

Durante o evento serão promovidas palestras, workshops, exposições de produtos à base de caju, feiras de boas práticas para empresas e pequenos produtores, além de shows musicais. A programação contará ainda com a presença do governador Rafael Fonteles e do secretário da Semarh, Daniel Oliveira, e será totalmente gratuita, no espaço ao lado da Praça da Igreja Matriz.

Na ocasião, serão distribuidas 20 mil mudas ao público em atendimento ao Programa PRO Verde Piauí, conforme Decreto Estadual. A entrega das mudas durante o Festival contempla o compromisso nº 5 do Governo do Piauí, sob coordenação da Semarh, que consiste em regulamentar a política estadual de educação ambiental (Lei nº 6565, de 30/07/2014).

Durante a programação na cidade de Pio IX será inaugurado, pelo governador Rafael Fonteles, o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água no assentamento São Luís. Esse trabalho vai de encontro à necessidade de abastecimento hídrico local, beneficiando 104 famílias de produtores rurais da região.

Confira a programação completa:

Sexta - 10/11

9h - Abertura da feira de produtos e boas práticas com foco na cajucultura.
9h às 19h - Feira dos Estudantes.
10h - Palestra “Cajucultura: Desafios e oportunidades para o setor”.
11h - Cursos: Como agregar valor na cadeia produtiva do caju.
11h30 - Relato de experiência e boas práticas com caju empreendedorismo na região.
16h - Feira de produtos e boas práticas com foco na cajucultura | Curso: O passo a passo para fazer o registro da sua marca e patentes.
17h - Oficina “Produtos à base e caju: do tradicional ao gourmet”.
19h - Degustação e concurso de pratos, bebidas e sobremesas à base do caju.
22h - Forró Gui.
00h - Júnior Viana.
2h30 - Fabinho Testado.

Sábado - 11/11

8h às 11h - Feira dos Estudantes.
8h às 12h - Forró Pé de Serra.