Secretário da Cultura assina ordem de serviço para reforma da Igreja de N. Sª da Graça, em ParnaÃba
04/09/2025 09h14Fonte Governo do PiauÃ
Imagem: Divulgação
Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Parnaíba.
Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Parnaíba.O secretário da Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim, assinou, na segunda-feira (1º), a ordem de serviço para a reforma simplificada da Igreja de Nossa Senhora da Divina Graça, em Parnaíba. O templo, construído em 1770 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2008, é um dos maiores símbolos religiosos e culturais do estado.
A obra, orçada em R$ 1.451.382,05, com recursos do Tesouro Estadual, terá início no próximo dia 15 de setembro e contempla serviços de manutenção essenciais para garantir a preservação do patrimônio. Entre eles, estão a recuperação da cobertura em telha cerâmica com impermeabilização, correções no madeiramento do coro, reparos nos forros de madeira, além da revisão elétrica e hidráulica.
Imagem: Divulgação
Secretário da Cultura assina ordem de serviço para reforma da Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Parnaíba.
Secretário da Cultura assina ordem de serviço para reforma da Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Parnaíba.A intervenção também prevê a troca de luminárias, tomadas e interruptores, melhorias na iluminação com instalação de fitas de LED e substituição da antiga caixa dágua. Todas as etapas seguirão as orientações do Iphan e normas técnicas de preservação, respeitando o valor histórico e artístico da igreja.
O secretário da Cultura ressaltou a importância da obra para a memória do povo piauiense. “A Igreja da Graça é um patrimônio que carrega séculos de história e fé. Nossa missão é cuidar dela para que continue sendo referência para as futuras gerações. Restaurar esse espaço é preservar a identidade cultural de Parnaíba e de todo o Piauí”, destacou Rodrigo Amorim.
Com a reforma, a expectativa é prolongar a vida útil da edificação e devolver à comunidade um espaço mais seguro e preservado, fortalecendo o turismo religioso e cultural em Parnaíba e em todo o litoral piauiense.
Imagem: Divulgação

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura












