Salipi 2024: Ailton Krenak, Martha Medeiros e Jeferson Tenório são anunciados na 22ª edição

17/05/2024 10h11


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/Carlos Macedo/Feira do LivroAilton Krenak, Martha Medeiros e Jeferson Tenório são anunciados no Salipi 2024.(Imagem:Divulgação/Carlos Macedo/Feira do Livro)Ailton Krenak, Martha Medeiros e Jeferson Tenório são anunciados no Salipi 2024.

A 22ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi 2024) anunciou os primeiros escritores presentes no evento, que acontecerá de 7 a 16 de junho no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.

Os palestrantes já confirmados são Ailton Krenak (MG), Martha Medeiros (RS), Jeferson Tenório (RS), Henrique Rodrigues (RJ) e Airton Souza (PA). Os autores participarão da 27ª edição do Seminário Língua Viva, no Cine Teatro da UFPI.

Veja a programação confirmada até o momento:

  • 7 de junho (sexta-feira): Ailton Krenak (Cine Teatro da UFPI);
  • 8 de junho (sábado): Martha Medeiros (Cine Teatro da UFPI);
  • 9 de junho (domingo): Jeferson Tenório, Henrique Rodrigues e Airton Souza (Cine Teatro da UFPI).
Imagem: Lívia Ferreira/g1Salão do Livro do Piauí aconteceu no Espaço Rosa dos Ventos, em 2021.(Imagem:Lívia Ferreira/g1)Salão do Livro do Piauí aconteceu no Espaço Rosa dos Ventos, em 2021.

Salipi 2024

O tema central do Salipi deste ano é “A leitura é um estado de Graça”, em homenagem à professora aposentada da UFPI Maria das Graças Targino, uma das fundadoras do sistema de bibliotecas da universidade.

Além das palestras e pautas literárias, o evento deve trazer exposições artísticas, exibições de produções audiovisuais, shows musicais e outras manifestações culturais.

As inscrições ainda não estão abertas, mas devem ser feitas no site oficial do Salipi. Nos anos anteriores, quem apenas assistia às palestras não precisava se inscrever.

Na edição de 2023, o Salipi homenageou Esperança Garcia, a primeira advogada do Brasil. A atriz e cantora Zezé Motta e os escritores Itamar Vieira Júnior e Djamila Ribeiro foram as atrações principais.

Conheça os palestrantes:

Ailton Krenak
Imagem: Bruna Prado/APAilton Krenak discursa durante posse na Academia Brasileira de Letras.(Imagem:Bruna Prado/AP)Ailton Krenak discursa durante posse na Academia Brasileira de Letras.

Líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta, escritor e ativista da causa dos povos originários. Em outubro de 2023, se tornou o primeiro indígena a ser eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL), onde atualmente ocupa a cadeira 5.

Algumas de suas obras publicadas são:

“Ideias para adiar o fim do mundo” (2019);
“A vida não é útil” (2020);
“O amanhã não está à venda” (2020).

Martha Medeiros
Imagem: TV Globo"O amor está sempre em alta", diz a escritora Martha Medeiros.

Escritora, poetisa e cronista. Desde o primeiro livro, “Strip-Tease”, publicado em 1985, acumula mais de 1 milhão de exemplares vendidos. É colunista no Jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS).

Algumas de suas obras publicadas são:

“Doidas e santas” (2008);
“Feliz por nada” (2011).

Jeferson Tenório
Imagem: Gabriela Braga/iBahiaJeferson Tenório na Bienal do Livro Bahia.(Imagem:Gabriela Braga/iBahia)Jeferson Tenório na Bienal do Livro Bahia.

Escritor, professor, pesquisador e mestre em Literaturas Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Venceu o Prêmio Jabuti de 2020 com o livro “O avesso da pele”, publicado no mesmo ano.

Algumas de suas obras publicadas são:

“O beijo na parede” (2013);
“O avesso da pele” (2020).
Henrique Rodrigues

Escritor e graduado em Letras pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Autor de 24 livros, entre poesia e obras infantojuvenis, adaptou o clássico “A revolução dos bichos”, de George Orwell, para a leitura de crianças.

Algumas de suas obras publicadas são:

“Machado de Assis menino” (2021);
“Áurea” (2023).

Airton Souza

Historiador, escritor, ativista social, poeta, professor e pesquisador. Autor de mais de 40 livros entre os gêneros de poesia, crônica, conto, romance e literatura infantojuvenil.

Algumas de suas obras publicadas são:

“O cair das horas” (2011);
“Outono de carne estranha” (2023).