Salão do Livro do Piauí 2023 será lançado no Palácio de Karnak nesta quarta (2)

02/08/2023 08h51


Fonte Governo do Piauí

O governador Rafael Fonteles participa, nesta quarta-feira (2), às 12h, no Palácio de Karnak, da solenidade de lançamento da 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi 2023), maior evento literário do Estado. A edição deste ano acontecerá de 11 a 20 de agosto e presta homenagem à Dr.ª Esperança Garcia – primeira advogada do Brasil – e traz como tema central: “Com livros há esperança, e com Esperança, liberdade”.

Este ano, o Salipi homenageará Esperança Garcia, que foi uma mulher negra escravizada, em fazenda na região de Oeiras, que denunciou em carta aos governantes da época, no Sec XVIII, as agressões vividas por seus semelhantes. A carta histórica é reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil como um dos primeiros documentos do direito do qual se tem conhecimento, consagrando Esperança Garcia como a primeira advogada do país.

O Salipi é um dos eventos mais duradouros do Estado do Piauí e gera ao longo de 10 dias um volume de vendas no setor de livros que ultrapassa R$ 1,2 milhão, aquecendo assim o mercado livreiro. O evento, realizado pela Fundação Quixote, acontecerá no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí.

O Salipi irá trazer exposições artísticas, exibição de produções audiovisuais, shows musicais, entre outras manifestações culturais, além das pautas literárias. Entre os presentes no evento estão o designer gráfico Gabriel Isaac (SP), o professor Paulo Roberto Pires (RJ), o cineasta João Moreira Sales (RJ), atriz e cantora Zezé Motta (RJ) e os escritores Adriana Negreiros (SP), Lira Neto (CE), João Silvério Trevisan (SP), Itamir Vieira Jr. (BA), Djamila Ribeiro (SP).

Segundo Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, o Salipi presenteia a sociedade piauiense com aquilo que ela tem de mais significativo: sua busca por conhecimento. “Esse grande evento tem impulsionado não somente a literatura, mas outras artes, sendo um evento multicultural”, pontuou.

O Salipi é uma realização da Fundação Quixote com a UFPI e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí, através da SECULT e SEDUC e da Prefeitura de Teresina, através da SEMCOM, SEMDUH e FMC (Fundação Monsenhor Chaves) e apoio do SEBRAE/PI e TRT/PI – 22ª Região.

Inscrições

O Salão do Livro do Piauí (Salipi) está com inscrições abertas através do site oficial www.salipi.com.br. Para quem deseja apenas assistir às palestras, não é necessária a realização de inscrição.

A inscrição prévia é necessária para quem deseja receber certificado, além de garantir o acesso prioritário às dependências do auditório em que ocorrerá a palestra até o horário-limite das 18h20 no dia em que as palestras têm previsão de início às 18h; e 19h20, no dia em que as palestras têm previsão de início às 19h.

Após o horário-limite, o acesso é aberto a todo o público presente ainda que não tenha efetuado inscrição, respeitando sempre o limite de lotação do auditório. Não havendo, portanto, reserva de cadeira para quem se inscreveu e chegou após o horário-limite de acesso ao auditório.

Pelo site as pessoas também terão a oportunidade de se inscrever no Curso de Escrita Literária ministrado por renomados escritores brasileiros durante o evento. O curso, com vagas limitadas, é ofertado em quatro módulos nos dois finais de semana do evento. Dias 12 e 13 de agosto (sábado e domingo) e dias 19 e 20 de agosto (sábado e domingo).


Tópicos: palestras, salipi, evento