Roberto Corrêa une as seis violas brasileiras com a viola da gamba em "Concerto para vaca e boi"

30/08/2022 15h05


Fonte G1


No imaginário musical brasileiro, a viola personifica o instrumento comumente associado às tradições do universo sertanejo. Trata-se da viola caipira. Contudo, a rigor, existem seis tipos de violas brasileiras – viola repentista, viola de buriti, viola caiçara, viola machete baiana, viola de cocho e a já mencionada viola caipira – e todas as seis estão presentes no disco Concerto para vaca e boi. Todas com o toque virtuoso de Roberto Corrêa.

Em rotação desde sexta-feira, 26 de agosto, o 20º álbum do violeiro e compositor mineiro Roberto Corrêa enfileira 12 temas inéditos, sendo que cada um dos seis gêneros de viola foi contemplado com duas composições específicas no repertório inteiramente autoral.

O único instrumento presente em todas as 12 faixas de Concerto para vaca e boi é a viola da gamba, instrumento tocado com arco – popular na Renascença e no período barroco – de aparência semelhante a do violoncelo, instrumento para o qual, aliás, a viola da gamba acabou perdendo o lugar ao longo dos séculos.

Imagem: DivulgaçãoRoberto Corrêa posa com os seis tipos de viola brasileira, todos presentes no 20º álbum do artista(Imagem:Divulgação)Roberto Corrêa posa com os seis tipos de viola brasileira, todos presentes no 20º álbum do artista

No concerto do violeiro Roberto Corrêa, quem toca esse modelo já raro de viola, como músico convidado do álbum, é o gambista Gustavo Freccia, professor da Escola de Música de Brasília.

Concebido para ser um disco de duo, Concerto para vaca e boi descende da trilha sonora composta por Roberto Corrêa para o documentário Bravos valentes – Vaqueiros do Brasil (2021).

O disco perpetua temas como Boi martelo e Potiguarã (feitos para as violas repentista e da gamba), Boi babão e Boi de rosa (para as violas de buriti e da gamba), Boi saudade e Vaca tirana (para as violas caiçara e da gamba), Fado boi e Vaca chula (para as violas machete baiana e da gamba), Boi brabeza e Vaca flor (para as violas de cocho e da gamba) e Ramiro e Vaca fera (para as violas caipira e da gamba).

Editado de forma independente, com distribuição da Tratore, o álbum Concerto para vaca e boi foi viabilizado com recursos obtidos pelos artistas no edital do Itaú Rumos Cultural 2019 – 2020.

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: disco, vaca, concerto