Roberta Sá encara a sofrência sem chororô na cadência fluente do samba "Nossos planos"

09/09/2022 16h10


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarRoberta Sá(Imagem:Divulgação)Roberta Sá

Compositor carioca recorrente na discografia de Maria Rita desde o álbum Samba meu (2007), tendo também sido gravado ao longo desses 15 anos por Alcione, Beth Carvalho (1946 – 2019) e Diogo Nogueira, entre outros cantores, Fred Camacho debuta hoje na voz de Roberta Sá. Camacho é parceiro de Carlos Caetano e Leandro Fab na criação do samba Nossos planos.

Inédito em disco, Nossos planos ganha a voz de Roberta Sá em gravação que aporta nos aplicativos de música nesta sexta-feira, 9 de setembro, como segundo single do EP SambaSá, previsto para ficar disponível na íntegra no último trimestre deste ano de 2022, depois que a cantora já tiver feito o registro audiovisual do show SambaSá em apresentação agendada para 24 de setembro, em apresentação no Circo Voador, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O single Nossos planos deixa melhor impressão do que o single antecessor Luz da minha vida, editado em 19 de agosto com samba de Toninho Geraes e Chico Alves que remeteu de imediato a sucessos de Zeca Pagodinho.

Os dois sambas foram formatados em estúdio com produção musical e arranjo de Alaan Monteiro, sob direção artística dividida pela própria Roberta Sá com Pedro Seiler.

O time de músicos arregimentados para a gravação de Nossos planos – André Manhães (bateria), Bruno Gama (pandeiro e repique de anel), Gabriel de Aquino (violão), Jéssica Araújo (tantan e tamborim), Kiko Horta (piano), Marfa (baixo) e Thiaguinho Castro (surdo, cuíca e ganzá), além dos já citados Alaan Monteiro (cavaquinho e coro) e Kiko Horta (piano e sanfona) – inclusive é o mesmo do registro de Luz da minha vida.

Flertando com a sofrência dos pagodes românticos na letra iniciada com os versos “Quando a porta bater e o silêncio gritar / Vai lembrar de mim, vai querer chorar”, o samba Nossos planos flui bem e sem chororô.

Ao contrário: a cadência vai ganhando intensidade que culmina com o refrão composto pelos versos “Não foi por falta de aviso, não / Casa de ferreiro, o espeto é de pau / Deixou o sonho escorrer das mãos / Vai por aí curtir seu Carnaval”, reforçados ao fim da gravação com o coro das vozes de Camila Monteiro, Felipe Abreu e Jussara Lourenço.

Assim como o antecessor Luz da minha vida, o single Nossos planos confirma o movimento de Roberta Sá rumo a um samba mais popular (rotulado no mercado como pagode), mas de bom nível.

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: samba, roberta, planos