Projeto de irmãs piauienses concorre ao Prêmio Jabuti, principal concurso de Literatura do Brasil

30/08/2023 10h50


Fonte G1 PI

A jornalista Daiane Rufino e a irmã, a professora Maria Helenita Rufino, foram indicadas ao Prêmio Jabuti, principal premiação de literatura do Brasil. As autoras do projeto “Ipiranga 60 anos: história, memória e cultura de um povo”, concorrem ao prêmio na categoria Fomento à Leitura.

A categoria reconhece projetos e iniciativas que despertam e estimulam o hábito da leitura. No caso da ação de Daiane e Maria Helenita, o projeto visou incentivar a leitura dos moradores de Ipiranga do Piauí, além de impulsionar o trabalho de novos autores.

O projeto, realizado entre 2021 e 2022, e finalizado em dezembro do ano passado, teve como objetivo contar a história e as contribuições sociais, políticas, econômicas e culturais dos moradores do município de Ipiranga do Piauí, a 263 km de Teresina.
Imagem: Daiane RufinoLivro Livro "Ipiranga 60 anos: história, memória e cultura de um povo"

Daiane Rufino relatou que 37 moradores das zonas urbana e rural de Ipiranga foram selecionados para as entrevistas, pesquisa e redação do livro sobre a própria cidade. 200 entrevistas foram feitas ao longo da ação.

“Durante todo o projeto ouvi muitos relatos emocionantes, principalmente dos idosos de Ipiranga que se viram no livro. Além deles, me emocionei com alguns jovens que me disseram que estavam lendo um livro pela primeira vez na vida. Eles se interessaram, pois o projeto relatava suas histórias e experiências”, disse a autora.

"Para mim, pessoalmente, foi muito gratificante ter este contato com minha gente, ressignificar o local onde eu nasci e vivi minha infância. Sinto-me dando um retorno à minha cidade natal através do conhecimento que conquistei como jornalista e pesquisadora da cultura e história",
completou.

A diretora escolar e escritora Djane Martins, uma das moradoras que contribuiu com a produção do livro, contou que realizou o sonho de finalmente ter uma obra publicada.

“Desde criança sempre tive o sonho de ser escritora, mas nunca houve oportunidade, já que vivi muito tempo na Zona Rural, na comunidade Tabocas. Em 2022, a Daiane me mostrou o projeto e eu resolvi registrar um enredo sobre Tabocas. Foi emocionante revivenciar toda aquela cultura que também faz parte da minha história", contou a colaboradora.

Ipiranga 60 anos

"Ipiranga 60 anos: história memória e cultura de um povo" é um projeto feito pelas irmãs Daiane Rufino e Maria Helenita Rufino, que tem como objetivo mobilizar e formar autores para escrever a história do município de Ipiranga do Piauí, e incentivar a leitura dos moradores.

O livro buscou criar uma narrativa histórica contada por olhares diversos, onde a população teve a oportunidade de dizer o que considerava importante no percurso de constituição da própria cidade.

37 moradores das zonas urbana e rural colaboraram com a produção de textos, poemas e histórias publicadas no livro, que concorre na categoria Fomento à Leitura, do Prêmio Jabuti.
Imagem: ReproduçãoDaiane Rufino e Maria Helenita Rufino no lançamento da obra.(Imagem:Reprodução)Daiane Rufino e Maria Helenita Rufino no lançamento da obra.






Tópicos: livro, projeto, leitura