Programa gratuito de cirurgias para esterilização de cães e gatos é iniciado em Vitória

13/01/2022 11h18


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
Programa gratuito de cirurgias para esterilização de cães e gatos é iniciado em Vitória(Imagem:Reprodução)
Começa nesta quinta-feira (13) a realização das cirurgias para esterilização de cães e gatos do programa de castração gratuita da Prefeitura de Vitória.

Segundo a prefeitura, já estão aptos para agendar as cirurgias, diretamente com as clínicas credenciadas no programa, oito protetores de animais (pessoas que resgatam, cuidam, alimentam e acolhem em suas casas, independentemente de vínculos governamentais ou empresariais) e aproximadamente 150 tutores em situação de vulnerabilidade social, residentes em áreas de interesse social.

"Lançamos o programa no ano passado, cumprimos várias etapas, como o cadastramento das clínicas veterinárias e o cadastro de tutores, com muito dialogo com a sociedade. Agora chegou o momento da efetivação desta política pública, com a realização das cirurgias, atendendo a quem realmente cuida e ama os animais", disse o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos).

Lançado em agosto de 2021, o programa substitui o antigo modelo de mutirões por uma política pública permanente de controle populacional. De acordo com o município, a ação tem foco no bem-estar animal, visando reduzir o número de animais errantes e em situação de abandono na capital capixaba.

O projeto prevê investimentos de mais de R$ 1 milhão para a realização de 3 mil procedimentos por ano de esterilização cirúrgica de cães e gatos, bem como registro dos animais que serão identificados por meio de microchip associado ao CPF de seus tutores.

Além da esterilização cirúrgica, o programa contempla a realização de exames clínicos e laboratoriais, fornecimento de materiais e medicamentos em todas as etapas do processo operatório e pós-operatório, diminuindo os riscos de morte.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: programa, animais, tutores