Piauí participará da II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia em João Pessoa

15/11/2023 13h24


Fonte Governo do Piauí

De 16 a 19 de novembro, o Piauí vai participar da segunda edição da Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fenafes). A cidade de João Pessoa, Paraíba, será palco da feira, um evento de grande relevância promovido pelo Consórcio Nordeste, por intermédio da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF). O estado do Piauí marcará presença de forma expressiva, com a participação de 30 produtores e produtoras, representando 18 cooperativas, associações e movimentos sociais comprometidos com o fortalecimento da agricultura familiar.

Para a secretária de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Rejane Tavares, a Fenafes, ao congregar diversos atores e setores, configura-se como um marco importante para o fomento da economia solidária na região e será um momento de grandes oportunidades para os participantes. "Essa feira se consolida como um espaço de troca de conhecimento, promoção de parcerias e estímulo ao desenvolvimento sustentável. Com isso, não apenas impulsiona a agricultura familiar, mas também inspira transformações positivas que reverberam nas comunidades locais e em todo o panorama regional", defende.
Imagem: DivulgaçãoA iniciativa visa, além da comercialização dos produtos, um intercâmbio de experiências entre os estados da região.(Imagem:Divulgação)A iniciativa visa, além da comercialização dos produtos, um intercâmbio de experiências entre os estados da região.

A Fenafes, que terá como sede a Fundação Espaço Cultural, surge como uma iniciativa estratégica para impulsionar e reconhecer a importância da agricultura familiar na região nordestina. A expectativa é grande, com a previsão de participação de mais de 300 cooperativas e associações, contando com a presença de mais de 500 expositores originários dos nove estados do Nordeste. A estimativa é de receber um público expressivo, ultrapassando a marca de 12.000 pessoas ao longo dos quatro dias do evento.

O escopo principal da Fenafes é fortalecer a integração de políticas públicas associadas ao Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE), proporcionando um espaço propício para o intercâmbio de experiências relacionadas às políticas de apoio à agricultura familiar já em andamento na região. Este intercâmbio envolve tanto os representantes governamentais quanto os movimentos sociais, criando um diálogo essencial para o desenvolvimento sustentável.

Além disso, a feira busca fortalecer o cooperativismo solidário e o processo de comercialização por meio de rodadas de negócios, abrangendo tanto o mercado institucional quanto o privado. Esta abordagem inovadora e inclusiva promove um ambiente propício para a expansão das oportunidades comerciais, contribuindo para a viabilidade econômica dos empreendimentos vinculados à agricultura familiar.

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews