Pianista Gilson Peranzzetta expõe lembranças de Barcelona no álbum autoral "Caderno espanhol"

24/10/2022 14h35


Fonte G1

Imagem: Marcelo Castello BrancoClique para ampliarGilson Peranzzetta homenageia o pianista catalão de jazz Tete Montoliu(Imagem:Marcelo Castello Branco)Gilson Peranzzetta homenageia o pianista catalão de jazz Tete Montoliu

Pianista, compositor e arranjador carioca, Gilson Perannzzetta viveu em Barcelona, cidade da Espanha, entre 1971 e 1974 – anos antes de ganhar projeção como músico e maestro no universo da MPB a partir da segunda metade da década de 1970.

Durante o isolamento social forçado pela pandemia de covid-19, o artista atiçou as memórias afetivas desses tempos que viveu na Espanha, sobretudo no período passado em Barcelona. Essas lembranças foram o mote da criação de Caderno espanhol, álbum que Peranzzetta lança na próxima sexta-feira, 28 de outubro, em edição da Mills Records.

O pianista toca 12 temas autorais em Caderno espanhol. Os títulos de várias músicas – Barcelona, Calle San Pablo, Catedral Sagrada Família, Las ramblas e Pelas ruas de Barcelona – já explicitam a inspiração do compositor.

Gravado por Peranzzetta com o baixista Didier Fernan e o baterista Rodrigo Dias, tendo Mauro Senise (saxofone e flauta), Murilo da Rós (guitarra flamenca) e Ricardo Pontes (saxofone e flauta) como músicos convidados, o álbum Caderno espanhol tem tema batizado com o nome de Tete Montoliu (1933 – 1997), pianista catalão de jazz com quem Gilson dividiu o palco diversas vezes.

Como curiosidade do disco, há o fato de o pianista fazer vocalize no tema Algorta Bilbao.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: espanhol, caderno, pianista