Pela primeira vez, rainha Elizabeth II não participará de evento anual na Escócia

02/09/2022 15h19


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarRainha Elizabeth II chegando a evento de comemoração ao Jubileu, em junho de 2022.(Imagem:Divulgação)Rainha Elizabeth II chegando a evento de comemoração ao Jubileu, em junho de 2022.

A rainha Elizabeth II, que vem sofrendo com problemas de mobilidade, não comparecerá ao Braemar Highland Gathering na Escócia, um festival anual no qual tradicionalmente a monarca faz a abertura. Esta será a primeira vez que a monarca britânica não participará do evento desde que assumiu o trono, há 70 anos.

O Palácio de Buckingham disse nesta sexta-feira (1º) que a decisão foi tomada com o conforto da rainha em mente. O príncipe Charles, herdeiro do trono, estará presente conforme planejado, disse a fonte.

A rainha Elizabeth, de 96 anos, teve que reduzir suas aparições públicas nos últimos meses devido à sua saúde. Ela passou uma noite no hospital em outubro passado por um mal-estar não especificado.

Na semana que vem, a rainha nomeará o novo primeiro-ministro britânico - em substituição a Boris Johnson, que renunciou ao cargo. No entanto, esta também será a primeira vez em que a cerimônia ocorrerá na residência da Monarca no Castelo de Balmoral, na Escócia, e não no Palácio de Buckingham, em Londres, também por conta de problemas de mobilidade.

O Braemar Gathering é uma celebração dos tradicionais jogos, esportes e danças escocesas em Braemar, uma vila a menos de 100 quilômetros a oeste de Aberdeen, vizinha da residência de verão da rainha em Balmoral.

O encontro existe em sua forma atual desde 1832 e tem sido frequentado regularmente pelo monarca reinante e membros da família real desde que a rainha Vitória participou pela primeira vez em 1848, disseram seus organizadores. O príncipe Albert comprou Balmoral para Vitória quatro anos depois.

É uma das poucas ocasiões em que a rainha costuma ser vista em público enquanto permanece na Escócia durante os meses de verão.

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: rainha, balmoral, esc?cia