Paris adia teste sobre transmissão de Covid em casas noturnas por falta de voluntários

28/06/2021 14h56


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarO experimento, liderado pela agência de pesquisa francesa ANRS e pelo Hospital de Paris, deveria acontecer das 23h de sábado (26) às 6h de domingo (27) nas casas noturnas

Um teste planejado para este sábado (26) em duas casas noturnas parisienses para estudar a transmissão do coronavírus em festas com pessoas vacinadas foi adiado "para uma data posterior" devido à falta de voluntários suficientes, anunciaram os organizadores.

"O número de voluntários não foi suficiente para permitir que o estudo apresentasse resultados conclusivos no atual contexto epidêmico", afirmaram os organizadores em um comunicado, que esperavam encontrar 4.400 pessoas totalmente vacinadas entre 18 e 49 anos.

O experimento, liderado pela agência de pesquisa francesa ANRS e pelo Hospital de Paris, deveria acontecer das 23h de sábado (26) às 6h de domingo (27) nas casas noturnas "Le cabaret sauvage" e "La machine du Moulin Rouge" na capital francesa.

"As equipes científicas, logísticas e artísticas continuam mobilizadas e unidas no projeto para uma experiência que vai acontecer em uma data posterior", prossegue o comunicado, sem especificar uma data concreta.

O objetivo do teste era avaliar "a transmissão do SARS-CoV-2 em eventos festivos em ambientes fechados, com lotação total e com pessoas vacinadas", explicou o coordenador do projeto, o doutor Jérémy Zeggagh.

O plano de fim do confinamento do governo francês prevê a reabertura das boates no dia 9 de julho com lotação de 75% e a recomendação do uso de máscara, permitindo o acesso apenas a pessoas vacinadas ou com teste de covid negativo.

Os organizadores do projeto estavam confiantes de que seus resultados, inicialmente esperados para o final de julho, permitiriam que as condições de abertura fossem modificadas posteriormente.