Painel do artista plástico Nonato Oliveira começa a ser restaurado no Centro de Convenções de Teresi

20/08/2021 16h15


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoPainel do artista plástico Nonato Oliveira no Centro de Convenções de Teresina começa a ser restaurado (Imagem:Reprodução)Painel do artista plástico Nonato Oliveira no Centro de Convenções de Teresina começa a ser restaurado 

O mural do artista plástico piauiense Nonato Oliveira, que enfeita a fachada do Centro de Convenções de Teresina na Avenida Marechal Castelo Branco, começou a ser restaurado. O trabalho é coordenado pelo próprio artista, e realizado pela equipe do artista plástico WG, um grupo de artistas especializados em arte urbana. A previsão é de que a restauração esteja concluída no início de outubro.

De acordo com Sérgio Donatto, filho de Nonato, a obra está recebendo uma cobertura branca, de um material selante, para em seguida receber as cores originais novamente.

“A equipe e o autor resolveram passar uma base antes para a obra durar mais. Vamos utilizar tintas mais modernas, para que as cores fiquem preservadas por mais tempo”, explicou Sérgio.

A recuperação do painel faz parte da reforma do Centro de Convenções, em obras há 12 anos. O espaço passou por processo licitatório de Parceria Público Privada, e a empresa ganhadora será responsável pela conclusão da reforma. Segundo a Superintendência de Parcerias e Concessões, 80% do projeto original da obra foi concluído e deve ser finalizado em junho de 2022.

O painel, chamado "Turismo no Piauí", foi produzido em 1994. O painel mede 18 por 9 metros, e foi financiado pela Secretaria de Turismo na época. De lá para cá, foi restaurado outras duas vezes. Segundo Sérgio, é uma das obras preferidas do próprio Nonato.

“Ele sempre diz que é um artista do povo, que suas obras são feitas para o povo ver. E aquele painel é um dos maiores, é um dos que ficam mais à vista das pessoas”, disse o filho.

Ainda segundo Sérgio Donatto, o trabalho de restauração tem feito bem até para o próprio artista. “Ele está feliz demais, porque gosta do painel e também pelo prazer de estar com a mão na massa. E esse contato dele com a equipe de restauração faz muito bem”, disse.

Nonato Oliveira nasceu em São Miguel do Tapuio em dezembro de 1949 e produziu milhares de pinturas e painéis, alguns em relevo. Os painéis de Nonato são parte da paisagem de Teresina e estão espalhados por diversos prédios públicos e particulares da cidade.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: obra, painel, artista