Nelly Furtado "desconhece completamente" negociações para remover "Lovezinho", diz agente

19/05/2023 15h51


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoNelly Furtado Nelly Furtado "desconhece completamente" negociações para remover "Lovezinho", diz agente

Nelly Furtado não sabia da negociação para remover "Lovezinho" das plataformas de música no Brasil. "Ela não foi consultada e desconhecia completamente as negociações de remoção", disse ao g1 Gregory Morrison, gerente de operações da 21 Entertainment, escritório de Nelly no Canadá.

"Lovezinho" foi tirada do ar depois de uma negociação em que os editores da música brasileira ofereceram 30% dos direitos autorais para Nelly Furtado e seus parceiros em "Say it right" pelo uso da melodia do refrão.

O g1 procurou a cantora quando a música foi retirada do ar. A Sony no Brasil não voltou a responder ao g1 após essa declaração. O gerente jurídico disse que a retirada foi feita com autorização da Sony no exterior, mas não soube dizer se a cantora estava pessoalmente envolvida.

A editora que representa a canadense queria 100% da autoria para os estrangeiros, e uma multa de US$ 40 mil (cerca de R$ 200 mil), pelo uso sem autorização da obra deles por Treyce e WK, autores de "Lovezinho".

Em 2022, a rede de TV britânica Sky News noticiou que Nelly estava negociando um acordo e iria vender direitos de suas músicas. Este acordo nunca foi confirmado, nem seus possíveis termos. O g1 questionou Morrison sobre os motivos de Nelly não ter sido informada sobre a negociação da remoção de "Lovezinho". Quis saber ainda se com a retirada da música ela pretende se envolver, mas ele não respondeu. Segundo ele, essa é a única declaração que será dada.

Qual foi o problema?


"Lovezinho", um dos hits do carnaval de 2023, usa a melodia do refrão de "Say it right", lançada em 2006 por Nelly Furtado. A composição é dela com os produtores norte-americanos Timbaland e Danja.

O uso não foi autorizado previamente, conforme as regras de direitos autorais. Por isso a editora de Nelly Furtado cobrou estes direitos há dois meses, e eles começaram a negociar.

Editora é a empresa que cuida de direitos autorais. Quando se registra uma música, o primeiro passo é escolher uma editora para tratar destes direitos. A empresa passa a negociar o uso da obra em nome do músico.

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: direitos, lovezinho, nelly