Músicas para descobrir em casa-Saudade (Chico César e Paulinho Moska, 2009)

04/10/2020 09h31


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoMúsicas para descobrir em casa ? Saudade (Chico César e Paulinho Moska, 2009)(Imagem:Reprodução)
Embora tenha entrado em cena na década de 1980, na cidade natal do Rio de Janeiro (RJ), como integrante do grupo vocal Garganta Profunda e depois como vocalista da banda Inimigos do Rei, Paulo Corrêa de Araújo – Paulinho Moska ou simplesmente Moska, como figura nos créditos dos discos e shows – cresceu e apareceu de fato ao longo dos anos 1990.

Em carreira solo desde 1992, Moska foi construindo e maturando o cancioneiro autoral a partir do álbum solo Vontade (1993). Moska é contemporâneo de Chico César e de Lenine, cantores e compositores que também entraram em cena nos anos 1980, mas despontaram somente na década de 1990.

Por isso mesmo, a gravação de Saudade – primeira e única parceria de Moska com Chico César – é especialmente relevante, e não somente por conta da beleza da canção em si, mas por reunir o trio.

Composta em 2008, a música foi lançada por Maria Bethânia no ano seguinte, no álbum Tua (2009), em gravação feita pela cantora com Lenine.

No arranjo do violonista Jaime Alem, então diretor musical de Bethânia, Saudade foi transposta para o universo musical ruralista por conta do toque da viola caipira de Alem. O acordeom de Toninho Ferragutti acentuou o toque rural da faixa.

Em primeiro plano, com emissões límpidas, as vozes de Bethânia e Lenine se alternaram no canto das estrofes da letra que alinha sucessivas definições poéticas para caracterizar a saudade, mote dos versos da canção.

Saudade foi regravada por Moska no álbum Pouco, lançado em 2010, mesmo ano em que Bethânia apresentou registro ao vivo solo da música no álbum ao vivo e DVD Amor, festa, devoção. Três anos depois, Moska também apresentou gravação ao vivo de Saudade no CD e DVD Muito pouco para todos (2013).


Tópicos: saudade, lenine, moska