Museu do Piauí expõe pinturas de Lucílio de Albuquerque, piauiense de prestígio internacional

10/11/2023 15h34


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoA Exposição ?Lucílio e Georgina: amor pela pintura? fica aberta ao público até dia 30 de novembro.(Imagem: Divulgação)A Exposição "Lucílio e Georgina: amor pela pintura" fica aberta ao público até dia 30 de novembro.

O Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes - sedia, até o dia 30 deste mês, a exposição "Lucilio e Georgina: Amor pela Pintura", que reúne 31 pinturas em óleo sobre tela do pintor piauiense de carreira internacional Lucílio de Albuquerque e da esposa dele, Georgina de Albuquerque.

Esta é a primeira exposição no Piauí de obras de Lucílio, que, apesar de ter nascido em Barras, fez carreira no Rio de Janeiro, onde foi diretor da Escola Nacional de Belas Artes, e na Europa. “Ele que introduziu o impressionismo no Brasil, além de ser um paisagista muito bom. Foi professor de nomes como Cândido Portinari e Di Cavalcanti, mas poucos piauienses o conhecem, justamente porque ele construiu sua carreira fora do Piauí”, afirma o curador da exposição, Oswaldo G. Assunção.
Imagem: DivulgaçãoA Exposição ?Lucílio e Georgina: amor pela pintura? fica aberta ao público até dia 30 de novembro.(Imagem:Divulgação)

As 25 obras de Lucílio e as seis de sua esposa são do acervo do colecionador e advogado piauiense Nelson Nery Costa, que adquiriu as peças em galerias do Rio de Janeiro e São Paulo e resolveu oferecê-las para exposição como forma da população do Piauí conhecer o grande talento de um filho da terra.

Lucilio de Albuquerque teve destaque internacional no início do século XX ao estudar na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde ganhou o cobiçado prêmio Viagem à Europa, em 1906. Antes da viagem, casou-se com a Georgina, paulista de Taubaté, que também era aluna da escola.
Imagem: DivulgaçãoA Exposição

Após cinco anos em Paris, ele e Georgina retornaram ao Brasil, contribuindo significativamente para as artes e a educação artística. Anos depois do falecimento de Lucílio, Georgina também foi diretora da Escola Nacional de Belas Artes.

Dora Medeiros, diretora do Museu do Piauí, destaca que a exposição busca informar e transmitir a relevância desses grandes artistas. “A exposição é uma oportunidade única para a comunidade estudantil, o público em geral, estudiosos em arte e artistas conhecerem mais sobre esse casal icônico”, afirma a gestora.
Imagem: DivulgaçãoA Exposição ?Lucílio e Georgina: amor pela pintura? fica aberta ao público até dia 30 de novembro.(Imagem: Divulgação)

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, de 8h às 17h30, e aos sábados de 8h ao meio-dia. A entrada é gratuita.

O Museu do Piauí fica localizado na Rua Areolino de Abreu, 900, ao lado da Praça da Bandeira, no Centro de Teresina.

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: escola, museu, artes