Museu de NFTs é inaugurado nos Estados Unidos

02/02/2022 11h44


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoSeu conteúdo pode ser copiado, mas o NFT é
 Um museu dedicado aos NFTs ("token não-fungíveis"), as peças digitais que vêm causando furor no mercado de arte, abriu suas portas no estado americano de Washington.

O Museu de NFT de Seattle exibe obras de arte originais, assim como explicações da tecnologia usada para dar vida aos token não-fungíveis, buscando ajudar os visitantes a entender este novo universo.

"O ponto de ter um espaço físico é facilitar a compreensão de todos", explicou o cofundador do museu Peter Hamilton, em entrevista à AFP.

"Não importa quanto você sabe, ou não, sobre arte digital, ou sobre os NFTs, porque você pode percorrer o museu e ver as peças de arte em um formato maior, de uma forma mais parecida com as exposições de um museu", acrescentou.

As NFTs são peças virtuais únicas, cujo proprietário obtém a titularidade da obra, apesar de não ser algo tangível.

Seu conteúdo pode ser copiado, mas o NFT é "o original", da mesma forma que existem no mundo inúmeras cópias da "Mona Lisa", de Leonardo da Vinci. Já a pintura original pode ser encontrada apenas no Museu do Louvre.

Nos últimos meses, investidores e ricos colecionadores mergulharam de cabeça nesta mania digital, que funciona com a mesma tecnologia blockchain que sustenta as moedas digitais.

Em leilões recentes, os NFTs arrecadaram milhões, incluindo os US$ 69,3 milhões oferecidos por uma obra digital do artista Beeple, em um evento da Christies.

Como acontece com todas as novas tecnologias, há quem questione essas peças. Alguns inclusive descartam o gênero, dizendo ser apenas uma moda.

Os visitantes do museu afirmam, no entanto, que veem essas peças como algo real.


Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: museu, arte, nfts