Mulheres do Piauí cantam em homenagem à compositora Maria da Inglaterra no dia 8 de março

09/03/2022 11h10


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoMulheres do Piauí cantam em homenagem à compositora Maria da Inglaterra.(Imagem:Reprodução)Mulheres do Piauí cantam em homenagem à compositora Maria da Inglaterra.

Um grupo de 17 mulheres piauienses se juntaram em um vídeo para homenagear a compositora Maria da Inglaterra, falecida em maio de 2020. O vídeo, gravado à distância foi lançado nesta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional das Mulheres.

A canção "Dona Maria", composta por Viviane Maranhão e Zé Roraima, foi a escolhida para a homenagem e fortalece a memória da compositora de músicas tradicionais piauienses como "O peru rodou".

As mulheres que participam do vídeo são profissionais de destaque no Piauí em várias áreas: na música, na saúde, no jornalismo, no empreendedorismo.

A canção recebeu uma versão executada pela Orquestra Sinfônica de Teresina e cantada por Zé Roraima. A versão foi lançada no canal de Roraima no Youtube.


Maria da Inglaterra
Imagem: José Ailson  Maria da Inglaterra(Imagem:José Ailson ) Maria da Inglaterra

Maria Luiza dos Santos e Silva virou cantora aos 26 anos. Em entrevista ao g1, em 2013, revelou ter tido uma visão, uma luz, para subir aos palcos que dizia “Maria, vamos cantar". O chamado apareceu na janela de casa. Desse dia em diante não parou mais de cantar. Mesmo sem saber ler ou escrever, compôs mais de 2.000 músicas.

"Sou uma mulher guerreira, nunca me escorei em nada. Venci tudo. Sofri fome, necessidade, junto com meu marido e meus filhos. Eu não sabia ler, andava com papel debaixo do braço para saber onde se registrava música. A vida me ensinou muita coisa, quero levar isso quando ir, se Deus quiser", disse Maria da Inglaterra, em 2013.
Imagem: B&T Audiovisual  Maria da Inglaterra (Imagem:B&T Audiovisual ) Maria da Inglaterra

Em 1973, na primeira vez que subiu em um palco, Maria da Inglaterra foi campeã do Festival Universitário, realizado no Teatro de Arena, em Teresina, com a música “O Peru Rodou”.

Maria da Inglaterra morreu aos 81 anos no dia 8 de maio de 2020, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), vítima de doença renal aguda. Responsável pela carreira da artista, José Dantas relatou que a morte de Maria da Inglaterra deixa um vazio na cultura do estado.

"Era um patrimônio vivo da nossa cultura, da nossa música de raiz, da música mais regional. Temos poucas referências, e a Maria era uma referência muito diferenciada",
disse José Dantas.

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: maria, mulheres, inglaterra