Maurício de Sousa oficializa candidatura à Academia Brasileira de Letras

16/03/2023 16h41


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarMaurício de Sousa oficializa candidatura à Academia Brasileira de Letras(Imagem:Divulgação)Maurício de Sousa oficializa candidatura à Academia Brasileira de Letras

O quadrinista e escritor Maurício de Sousa se candidatou a ocupar um lugar na Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele confirmou a candidatura à cadeira 8, que era ocupada pela acadêmica Cleonice Berardinelli, que morreu aos 106 anos em janeiro.

A candidatura foi confirmada oficialmente pela ABL.

“A candidatura à ABL é para reunir esforços com todos os acadêmicos em levar a importância desta entidade secular para que crianças e jovens conheçam mais a nossa literatura e grandes autores que por lá estão e já estiveram”, disse Maurício nas redes sociais.

A cadeira que será disputada por Maurício de Sousa tem como patrono o advogado, magistrado e poeta Cláudio Manoel da Costa. Além de Cleonice Berardinelli, já teve como ocupantes Alberto de Oliveira, Oliveira Viana, Austregésilo de Athayde, Antonio Callado e Antonio Olinto.

A candidatura foi oficializada com o envio de uma carta por Maurício, de 87 anos, enviada para Merval Pereira, presidente da Academia Brasileira de Letras, na semana passada.

60 anos da Mônica

A candidatura de Maurício de Sousa à ABL acontece no ano em que Mônica, personagem mais famosa criada por ele, completa 60 anos. A personagem é inspirada em uma das filhas do escritor. A Turma da Mônica já vendeu mais de 1,2 bilhão de gibis e 15 milhões de livros.

Entre os planos de Maurício também estão um filme sobre outro de seus personagens mais famosos: Chico Bento, que será interpretado por Isaac Amendoim.

No fim do ano passado, ele recebeu uma homenagem da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) pelo trabalho de décadas incentivando a leitura.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: sousa, candidatura, maur?cio