Martinho da Vila reacende com Chico César o samba militante de Zé Kétti no álbum "Negra ópera"

26/04/2023 15h16


Fonte G1

Imagem: Patrícia DornelasClique para ampliarMartinho da Vila reacende com Chico César o samba militante de Zé Kétt(Imagem:Patrícia Dornelas)Martinho da Vila reacende com Chico César o samba militante de Zé Kétt

Samba que traduz com precisão a natureza politizada da obra do compositor, cantor e ritmista carioca José Santos Flores (16 de setembro de 1921 – 14 de novembro de 1999), o Zé Kétti, Acender as velas (1964) encontra as vozes também militantes de Martinho da Vila e Chico César.

Martinho convidou Chico para gravar com ele o samba de Zé Kétti para o álbum Negra ópera, programado para ser lançado em 13 de maio. A gravação de Acender as velas gerou clipe gravado pelos artistas.

“Martinho da Vila é cabeça pensante da música negra brasileira. Intelectual orgânico. mansa fala, braba irreverência. É uma alegria sem tamanho poder chegar perto dele, orbitar seu mundo diaspórico complexo, seu pan-africanismo. E trabalhar com ele. Vêm belezas por aí”, avisa Chico César em rede social.

No álbum Negra ópera, Martinho também faz dueto com o filho Preto Ferreira em Exu das sete, uma das músicas inéditas composta pelo artista para o disco.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: chico, negra, martinho