Martinho da Vila já é um campeão do Carnaval de 2022, e não importa como tudo acabará na quarta-feir

25/04/2022 11h41


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
Martinho da Vila já é um campeão do Carnaval de 2022, e não importa como tudo acabará na quarta-feir(Imagem:Reprodução)
Com o enredo Canta, canta, minha gente! A Vila é de Martinho!, a escola de samba Unidos de Vila Isabel encerrou o desfile do Grupo Especial do Carnaval carioca de 2022 na madrugada deste domingo, 24 de abril, como uma das favoritas ao título de campeã.

Ainda que o favoritismo maior seja da Acadêmicos do Grande Rio, escola de Duque de Caxias (RJ), a Vila Isabel se saiu muito bem ao celebrar a vida e a obra de Martinho José Ferreira, o Martinho da Vila, artista cujo nome se mistura até literalmente com a agremiação fundada em 1946 no bairro carioca de Vila Isabel.

Não importa como tudo vai se acabar na quarta-feira, 27 de abril, data em que será conhecida a escola campeã do Carnaval carioca de 2022, Martinho da Vila já é um campeão desse Carnaval que celebrou o renascimento da folia e da alegria após longo período de tristezas.

Coroado rei no desfile, em homenagem até tardia para quem vem prestando serviços fundamentais à escola e ao samba-enredo desde meados dos anos 1960, Martinho da Vila já é campeão pela própria trajetória na vida e no mundo do samba.

A partir de 1967, ano em que foi revelado como cantor e compositor, Martinho contribuiu decisivamente para a evolução do samba-enredo, tornando o gênero menos caudaloso e mais coloquial ao compor temas originais. São joias do quilate de Carnaval das ilusões (samba feito com Gemeu para o desfile da Vila Isabel em 1967), Quatro séculos de modas e costumes (também com Gemeu, 1968), Yayá do cais dourado (com Rodolpho de Souza, 1969), Glórias gaúchas (1970), Onde o Brasil aprendeu a liberdade (1972), Sonho de um sonho (com Rodolpho de Souza e Graúna, 1980) e Pra tudo se acabar na quarta-feira (1984).


Martinho sempre foi da Vila. Por isso mesmo, a Vila é de Martinho, campeão de muitos Carnavais, inclusive deste de 2022 que se encerra hoje.


Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: desfile, carnaval, isabel