Maria Bethânia faz A flor encarnada brotar com a devida tristeza no primeiro single do álbum

24/06/2021 18h21


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarCom capa minimalista, o single A flor encarnada sinaliza que o álbum Noturno pode vir a ser mais do que a reprodução em estúdio de Claros breus, mesmo porque há diferenças entre os(Imagem:Reprodução)

 Primeira amostra de Noturno, álbum de Maria Bethânia que a gravadora Biscoito Fino programou para ser lançado no fim de julho, o single A flor encarnada brota na sexta-feira, 25 de junho, nos aplicativos de música.

Para quem viu Claros breus (2019), show em que a cantora apresentou a então inédita composição de Adriana Calcanhotto, o single A flor encarnada em tese pode soar déjà vu. Na prática, nos três minutos da gravação de estúdio, Bethânia refina a interpretação da música e faz A flor encarnada desabrochar com toda a tristeza enraizada nos versos de Calcanhotto.

No palco, a música apareceu imersa na batida suave do samba-canção, em arranjo executado pela banda do show Claros breus. No estúdio, Bethânia dá voz maturada à letra de A flor encarnada em gravação feita somente com o piano de Zé Manoel em duo que, no álbum Noturno, também poderá ser ouvido no registro do samba-canção Bar da noite (Bidu Reis e Haroldo Barbosa, 1953).

Cantora e músico se afinam para a acentuar a melancolia dramática da canção de Calcanhotto – até então inédita em disco – com entendimento pleno do que a música pede aos intérpretes.

Com capa minimalista, o single A flor encarnada sinaliza que o álbum Noturno pode vir a ser mais do que a reprodução em estúdio de Claros breus, mesmo porque há diferenças entre os repertórios do show e do disco.

Aliás, o segundo single do álbum, Lapa santa, tem lançamento programado para 16 de julho com música de autoria de Paulo Dáfilin e Roque Ferreira que inexistia no roteiro do show.

Noturno é álbum gravado por Bethânia entre setembro e outubro de 2020, no estúdio da gravadora Biscoito Fino, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com produção musical de Jorge Helder, baixista que integra a banda arregimentada para o disco ao lado de instrumentistas como o violonista João Camarero.

Tal como fez no show Claros breus, o maestro baiano Letieres Leite assina os arranjos e a direção musical do álbum Noturno.