Maria Alice Vergueiro, conhecida por ´Tapa na pantera´, teve carreira importante no teatro

03/06/2020 15h23


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoA atriz e diretora Maria Alice Vergueiro, de 85 anos(Imagem:Reprodução)
 A atriz e diretora Maria Alice Vergueiro, que morreu nesta quarta-feira (3) aos 85 anos, ficou conhecida no país inteiro com o vídeo viral "Tapa na pantera", de 2006, mas construiu sólida e importante carreira no teatro.

Uma das fundadoras do grupo Ornitorrinco ao lado de Luiz Roberto Galízia e Cacá Rosset em 1977, ela estreou no palcos na peça "A Mandrágora", do Teatro de Arena, em 1962.

No Teatro Oficina, no qual passou a integrar em 1971, participou da peça e do filme de "O rei da vela", de Oswald de Andrade, dirigidos por José Celso Martinez Corrêa.

Em uma viagem a Portugal, onde começou a dar aulas, atuou na montagem de "Galileu Galilei", também comandada pelo dramaturgo, no exílio.

Depois de retornar, esteve ainda em peças como "A ópera do malandro", de Chico Buarque, e "O Percevejo".

Em 1986, trabalhou em "Katastrophé", reunião de quatro peças curtas de Samuel Beckett, com direção de Rubens Rusche.

Com o diretor Gerald Thomas, atuou em "Eletra Com Creta". Três anos depois, participou de "O Doente Imaginário", nova criação com o Ornitorrinco.

Dirigiu e atuou em "Dom Pirlimplim com Belisa em seu Jardim", de Federico García Lorca, em 1992. Em 1995, retornou à direção com "Quíntuplos", de Luis Rafael Sanches.


Ao longo dos anos, ganhou o título de dama do underground no teatro paulistano.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: atriz, maria, teatro