Mais de 600 alunos já fizeram matrícula na Escola Estadual de Dança Lenir Argento; ainda há vagas

17/02/2024 12h41


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoMais de 600 alunos já fizeram matrícula na Escola Estadual de Dança Lenir Argento.(Imagem:Divulgação)Mais de 600 alunos já fizeram matrícula na Escola Estadual de Dança Lenir Argento.

As matrículas para crianças, adultos e idosos na Escola Estadual de Dança Lenir Argento permanecem abertas até o dia 1º de março. A escola funciona na Central de Artesanato Mestre Dezinho, no centro de Teresina. Até o momento, pelo menos 620 alunos estão matriculados. As aulas já começaram, mas a previsão é que o número de pessoas matriculadas chegue a 800 nas próximas semanas.

O coordenador geral da Escola Estadual de Dança Lenir Argento, Datan Izaká, informou que a idade mínima para crianças ingressarem nos cursos é de quatro anos. Quanto aos idosos, não há idade limite para frequentar as aulas. Os alunos de escolas públicas e privadas pagam uma taxa de matrícula no valor de R$ 70,00. Além da matrícula, os oriundos de escola privada pagam mensalidade de R$ 60,00, enquanto os de escolas públicas estaduais têm isenção de mensalidade.

Datan Izaká destacou que a escola de dança tem quase 40 anos de funcionamento ininterruptos, profissionalizando vários artistas da dança, que conseguem ingressar no mercado de trabalho. "Muitos ex-alunos que fizeram curso aqui estão trabalhando em escolas e academias de dança de Teresina, bem como em grupos e companhias de dança do nosso Estado”, pontua o coordenador. Ele acrescentou que, no último teste seletivo promovido pela Seduc-PI, em 2020, para contratação temporária de bailarinos, instrutores e professores de dança, 80 profissionais foram aprovados e convocados para exercerem sua função, dentre estes, muitos são ex-alunos da Escola de Dança e já estão trabalhando desde então. Vários professores da Escola de Dança Lenir Argento também fizeram curso no local.

"Temos ex-alunos atuando na França, Estados Unidos, Itália, dentre outros países”, revela Datan Izaká. Ele informou que, anualmente, são realizados dois espetáculos com alunos dessa escola no Theatro 4 de Setembro, em Teresina, um em junho e outro em novembro. "Aqui nessa escola, o ensino é multidisciplinar, envolvendo balé, dança contemporânea, danças urbanas, danças afro-brasileiras e danças populares", ressalta o gestor.

A dona de casa Francisca Saldanha, residente no bairro Vamos Ver o Sol, zona Sul de Teresina, disse que há nove anos leva a filha Iasmin Saldanha (hoje, com 15 anos) para aula de balé na escola de dança estadual. "O balé é muito importante para o desenvolvimento do corpo e da mente de minha filha, além de ser uma terapia para nós duas; aqui temos muitas amigas", conta Francisca. A também dona de casa Maria da Conceição Rosa, moradora do Povoado Santa Teresa, zona rural Leste de Teresina, informou que o sonho de sua filha Yasmin Rosa, de 13 anos, é ser bailarina profissional. "Estamos aqui correndo atrás desse sonho", frisa.

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: alunos, escolas, dan?a