Mais de 150 manuscritos persas raros estão disponíveis para consulta online

19/07/2019 15h02


Fonte Revista Galileu

Imagem: Biblioteca do Congresso Dos Estados UnidosEssas duas imagens vêm do livro em miniatura Ghazal?y?t-I Shaykh Sa?d?, que contém trechos da poesia clássica persa.(Imagem:Biblioteca do Congresso Dos Estados Unidos)Essas duas imagens vêm do livro em miniatura Ghazal?y?t-I Shaykh Sa?d?, que contém trechos da poesia clássica persa.

Em comemoração ao Nowruz, o Ano Novo Persa, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos lançou uma coleção digital de seus raros manuscritos em língua persa. O recurso é gratuito e abrange 700 anos de história, trazendo luz a diversas tradições religiosas, nacionais, linguísticas e culturais.

"Nós hoje estamos programados para pensar que a Pérsia se iguala ao Irã, mas quando você olha para isso, observamos uma coleção multirregional", disse Hirad Dinavari, bibliotecário especialista em África e Oriente Médio, segundo o Atlas Obscura. “Muitos contribuíram para isso. Alguns eram indianos, alguns eram turcos, da Ásia Central".

A coleção de 155 arquivos pode parecer pequena se comparada a outros grupos de documentos, como o da Biblioteca Britânica, que conta com mais de 15 mil imagens. Contudo, a importância dos livros é o que chama a atenção, de acordo com os responsáveis pelo projeto.

Dentre os manuscritos digitalizados estão textos como o Shahnameh, um poema épico sobre a Pérsia pré-islâmica comparado à Ilíada ou a Odisseia, de Homero. Também estão disponíveis os relatos escritos da vida de Shah Jahan, imperador mongol do século 17 que supervisionou a construção do templo Taj Mahal, na Índia.