Longa "A Flor do Buriti", que retrata a resistência de indígenas brasileiros, é premiado em Cannes

27/05/2023 13h49


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoLonga Longa "A Flor do Buriti", que retrata a resistência de indígenas brasileiros, é premiado em Cannes

“A Flor do Buriti”, longa do português João Salaviza e da brasileira Renée Nader Messora, foi premiado na noite desta sexta-feira (26) no Festival de Cinema de Cannes.

Produzido por Julia Alves e Ricardo Alves Jr. pela produtora mineira Entre Filmes, o filme recebeu o o prêmio de melhor equipe da mostra "Um Certo Olhar".

O filme, que fala da resistência do povo Krahô do norte de Tocantins, foi recebido com entusiasmo pela plateia em sua estreia na terça-feira (23). A produção foi aplaudida durante mais de 10 minutos após a projeção.

“A Flor do Buriti” é fruto de uma colaboração de muitos anos dos diretores com a comunidade indígena de Pedra Branca.

“É importante sublinhar que o nosso projeto com os Krahô não é um projeto artístico, é um projeto de vida”, salienta João Salaviza.

Sônia Guajajara, atualmente ministra dos Povos Indígenas, participa do longa.

Em 2017, os diretores venceram o Prêmio Especial do Júri, na mesma mostra, com “A Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”, também sobre os Krahô. 

"Firebrand"

Outro brasileiro briga em Cannes pelo maior prêmio do festival: a Palma de Ouro. O cineasta cearense Karím Aïnuz concorre com o filme "Firebrand", com ninguém menos que os atores Jude Law e Alicia Vikander no elenco.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: longa, flor, ind?genas