Lei reconhece obras do poeta da Tropicália Torquato Neto como manifestação cultural nacional

03/12/2023 19h46


Fonte G1 PI

O poeta, ator, letrista, compositor, jornalista e cineasta piauiense, Torquato Pereira de Araújo Neto, teve sua obra reconhecida como manifestação cultural nacional, conforme a Lei 14.742. De iniciativa do deputado federal Flávio Nogueira (PDT-PI), o PL 597/2021 foi relatado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI) na Comissão de Educação e Cultura (CE).

"Os poemas de Torquato demonstram grande liberdade de pensamento e de forma, razão pela qual consideramos justo que se reconheçam como manifestação da cultura nacional suas obras", afirmou o senador Marcelo Castro.
Imagem: Acervo Artístico Torquato NetoLei reconhece obras do poeta da tropicália Torquato Neto como manifestação cultural nacional.(Imagem:Acervo Artístico Torquato Neto)Lei reconhece obras do poeta da tropicália Torquato Neto como manifestação cultural nacional.

O publicitário e primo do artista, George Mendes, é curador do acervo com obras físicas que ficaram 38 anos sob responsabilidade de Ana Duarte, viúva de Torquato. Em 2010 o material chegou à Teresina quando passou a ser organizado e catalogado.

Segundo George, o acervo conta com poemas, letras de música, roteiros, os originais dos poemas mais famosos, discos, livros, pôsteres, postais e uma série de coisas que estavam sob a guarda de Ana e de seu filho Tiago Nunes.

Há várias coletâneas de seus escritos, entre as quais se destacam Torquato Neto Os Últimos Dias de Paupéria, organizada por sua viúva Ana Maria Silva Duarte e o poeta Waly Salomão (1984), e Torquatália Volume 1 (do Lado de Dentro) e Volume 2 (Geléia Geral), organizada por Paulo Roberto Pires (2005). Pra mim chega, A biografia de Torquato Neto, de 2003, foi escrita por Toninho Vaz.

História
Imagem: UPJ ProduçõesTorquato Neto aos 16 anos em Teresina.(Imagem:UPJ Produções)Torquato Neto aos 16 anos em Teresina.

Torquato Neto nasceu em Teresina, no dia 9 de novembro de 1944. Desde muito jovem, revelava uma habilidade incomum para a poesia. Filho de uma professora e de um defensor público, viveu na capital do Piauí até a adolescência, quando pediu aos pais para estudar fora.

“Torquato não era um provinciano, não era uma pessoa da cidade pequena. Ele queria outros horizontes, percorrer caminhos novos, amplos e diferentes”, diz o primo George Mendes.
O "Anjo Torto" foi um dos principais nomes do movimento Tropicália, que agitou culturalmente o Brasil durante os anos 1960. Entre os parceiros do piauiense, esteve Gal Costa, Chico Buarque, Caetano Veloso, Edu Lobo e Gilberto Gil.

Entre 1970 e 1972, Torquato atuou nos filmes Nosferatu no Brasil e A Múmia Volta a Atacar, de Ivan Cardoso, além de Helô e Dirce, de Luiz Otávio Pimentel. Entre 1971 e 1972, redigiu a polêmica coluna Geleia Geral, no jornal carioca Última Hora. Nesse espaço, militou pelo cinema marginal e pelos direitos autorais, dirigiu um filme em Teresina, Terror da Vermelha (1972), e combateu o Cinema Novo e a música comercial.

Mas, além disso, Torquato também pregou a ideia de um pop nacional, com a valorização das produções feitas no Brasil

"Assumir completamente tudo o que a vida dos trópicos pode dar, sem preconceitos de ordem estética, sem cogitar de cafonice ou mau gosto, apenas vivendo a tropicalidade e o novo universo que ela encerra, ainda desconhecido", escreveu o poeta em uma de suas obras.

Os últimos anos de vida do poeta foram marcados por internações em clínicas de repouso e problemas na vida pessoal. Ele morreu no dia seguinte ao aniversário de 28 anos, no apartamento onde vivia com a mulher Ana e o único filho, Tiago. O poeta de ideias revolucionárias partia. Ficava o legado que inspira gerações até hoje.
Imagem: UPJ ProduçõesAlguns originais de poesias e canções do Poeta Torquato Neto.(Imagem:UPJ Produções)Alguns originais de poesias e canções do Poeta Torquato Neto.






Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: poeta, torquato, poemas