"Lady Leste", álbum de Gloria Groove, é clássico instantâneo do pop brasileiro

11/02/2022 14h22


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoGloria Groove(Imagem:Divulgação)Gloria Groove

Dentro do padrão estabelecido no mainstream do mercado brasileiro de música pop, o segundo álbum de Gloria Groove, Lady Leste, se impõe como clássico instantâneo da discografia nacional voltada para a pista, para a diversão.

No mundo digital desde as 21h de ontem, 10 de fevereiro, Lady Leste esbanja coesão ao longo de 13 músicas que vão do funk ao pop de arena, passando por pagode, rap e reggaeton. Orquestrada por Pablo Bispo e Ruxell, a produção musical do álbum resulta azeitada e valoriza cada faixa, dando unidade a Lady Leste e impedindo o disco de soar como mera compilação de singles.

A edição do álbum consolida trajetória iniciada em junho do ano passado, mês em que a cantora e compositora paulistana – de 27 anos completados em 18 de janeiro – lançou a música Bonekinha (Gloria Groove, Pablo Bispo e Ruxell, 2021), mix explosivo de funk e trap turbinado com o mesmo toque roqueiro de guitarra que permeia Sobrevivi (Gloria Groove, Priscilla Alcantara, Ruxell, Pablo Bispo e Gondim, 2022), faixa final do álbum, gravada pela artista com Priscilla Alcantara e vocacionada para os coros calorosos dos ginásios.

Ao contrário do que apregoa o refrão poderoso de Bonekinha, Gloria Groove sabe brincar na pista, assumindo alter egos, dançando conforme os ritmos do momento e levando a sério o ofício de gravar músicas com beats envolventes e com letras que contam uma história.

A artista já diz que a vem no funk autorreferente que abre Lady Leste, SFM (Gloria Groove, Mc Hariel, Pablo Bispo, Ruxell e MC Hariel, 2022), gravado com os versos do funkeiro paulistano MC Hariel.

Embora acene para a cadência carioca do samba na batida pop de Fogo no barraco (Gloria Groove, MC Tchelinho, Ruxell, Pablo Bispo e Blue, 2022), faixa incendiada com a alta dose de erotismo das rimas do rap do carioca MC Tchelinho, o álbum Lady Leste carrega muito do espírito da música dos bailes de São Paulo, fazendo jus ao título.

Não por acaso, Gloria Groove celebra nos tons quentes do funk Vermelho (Gloria Groove, Pablo Bispo, Ruxell e MC Daleste, 2022 ) o legado de Daniel Pedreira Senna Pellegrine (30 de outubro de 1992 – 7 de julho de 2013), o funkeiro paulista alçado à fama nos bailes com o nome de MC Daleste. Morto a tiros aos 20 anos, Daleste é ouvido na faixa com sample de Mina de vermelho (2012), música ajustada com precisão à letra e ao beat aliciante do funk escolhido para promover o lançamento do álbum Lady Leste.

Também tem muito de São Paulo na arquitetura do samba Tua indecisão (Gloria Groove, Sorriso Maroto, Ruxell, Pablo Bispo, Lukinhas e Castilhol, 2022), típico pagode romântico que, desde os anos 2000, ganhou o Brasil a partir de São Paulo. A faixa tem o toque do Sorriso Maroto, grupo carioca liderado pelo vocalista Bruno Cardoso.

Atenta aos sinais, Gloria Groove também canta em Lady Leste com a musa pop nacional da vez, Marina Sena, coautora e convidada de Apenas um neném (Gloria Groove, Marina Sena, Pablo Bispo, Ruxell e Lukinhas, 2022), faixa cheia de dengo, de beat tão suave quanto sedutor.

Peça bem colocada no tabuleiro do álbum Lady Leste, Jogo perigoso (Gloria Groove, Ruxell, Pablo Bispo e Sérgio Santos, 2022) é reggaeton que explicita a veia pop que pulsa em todo o álbum. Até mesmo quando, esboçando a densidade possível em álbum voltado para a pista, Gloria Groove aponta as garras do monstro da fama ao versar sobre a rotina insana do sucesso na cadência de R&B que move LSD (Gloria Groove, Ruxell e Pablo Bispo).

Groove já tinha armado o circo para expor os horrores da fama devoradora de almas em A queda (Gloria Groove, Ruxell, Pablo Bispo e Lukinhas, 2021), uma das grandes músicas do ano passado. Faixa que ironicamente catapultou Gloria Groove ao topo do mainstream, A queda teve a contundência bisada no single posterior Leilão (Gloria Groove, Pablo Bispo, Ruxell, 2021), faixa sobre o valor volátil da arte no mercado comum da vida humana.

Com o álbum Lady Leste, Gloria Groove tem o melhor produto do mercado pop brasileiro neste início de 2022. Seja assumindo personagem sombria no rap Greta (Gloria Groove, Ruxell e Pablo Bispo, 2022), seja se juntando com a dupla Tasha & Tracie para mandar recado aos invejosos no trap Pisando fofo (Gloria Groove, Ruxell, Pablo Bispo, Tasha, Tracie e Lukinhas, 2022), Gloria Groove apresenta álbum que consolida a ascensão da artista no universo pop nacional.

Lady Leste é lance certeiro no mercado. É álbum que, com perdão do trocadilho, valoriza o groove da artista em momento de glória.

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: ?lbum, groove, m?sicas