Kobra diz que é raro pintura derreter; equipe dele irá restaurar obra de R$ 400 mil em Boa Vista

21/04/2021 19h10


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarA arte da iguana gigante foi pintada em muro de concreto que abrange toda a extensão lateral do parque.
 O artista brasileiro Eduardo Kobra afirmou que é raro uma pintura desmanchar em curto tempo, como aconteceu com mural assinado por ele no Parque Rio Branco, em Boa Vista. Ele disse ao G1 nesta quarta-feira (21) que uma equipe fará a restauração da obra na próxima semana.

Com custo de R$ 400 mil aos cofres públicos de Boa Vista, a pintura desmanchou em menos de quatro meses após a inauguração do parque, em 20 de dezembro do ano passado.

Kobra, artista com obras no Brasil e no exterior, disse que o que ocorreu "não é algo comum". O desenho foi idealizado por ele e pintado no parque por uma equipe. Ele afirma que o desmanche e o trabalho remoto foram fatos inéditos em três décadas de carreira.

"Estou há 30 anos pintando nas ruas, tenho murais em cinco continentes. Só em Nova York, tenho 20 murais --50 nos Estados Unidos. É uma coisa que já faço há muito tempo."

O artista não fez o trabalho presencial no muro de 180 metros porque estava isolado em casa. A assessoria dele informou que este foi a primeira obra feita por ele de forma remota.

Kobra, de 45 anos, afirma ter problemas pulmonares desenvolvidos pela intoxicação de tintas e que, por isso, evita contato para não ser contaminado pelo coronavírus.

Não é possível ainda saber o motivo da deterioração e seria necessária uma análise para identificar as razões, afirma Kobra. No entanto, o artista acredita que fatores como excesso de sol e chuva, local de posicionamento e até a preparação do muro antes da pintura podem ter influenciado.

"Cada situação pode ocorrer de uma forma diferente, mas o meu trabalho, que está espalhado pelo mundo todo, nunca ocorre deterioração por causa da pintura em si", explicou.

A arte da iguana gigante foi pintada em muro de concreto que abrange toda a extensão lateral do parque.

"Eu uso tinta látex acrílica, tintas em esmalte sintético e spray. Foi o mesmo material que uso para pinturas no mundo inteiro", afirmou Kobra.
Procurada, a Prefeitura de Boa Vista, responsável pelo parque, informou por meio de nota que a situação será avaliada, mas a hipótese é que, além da exposição ao sol, o problema tenha ocorrido devido ao grande volume de chuvas na capital e à umidade no muro.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: parque, muro, kobra