Joyce Moreno e Ana Martins se indignam na canção "Mães do mundo" pelas mortes de filhos da periferia

19/05/2021 20h09


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoJoyce Moreno e Ana Martins se indignam na canção Joyce Moreno e Ana Martins se indignam na canção "Mães do mundo" pelas mortes de filhos da periferia

Em 18 maio do ano passado, a morte de João Pedro Mattos Pinto (1996 – 2020) – adolescente de 14 anos que foi baleado dentro de casa, quando jogava videogame com amigos, durante operação policial no Complexo do Salgueiro, no município fluminense de São Gonçalo (RJ) – revoltou a cantora e compositora carioca Ana Martins.

A revolta gerou os versos indignados de Mães do mundo, enviados por Ana à mãe, a também cantora e compositora Joyce Moreno.

Nove meses depois, na manhã de 22 de fevereiro deste ano de 2021, história tristemente parecida tirou a vida de outro adolescente negro de 14 anos, Ray Pinto Faria (1996 – 2021), também baleado em operação policial.

Ray brincava na porta de casa, no bairro carioca de Campinho, quando levou dois tiros e morreu em hospital da zona norte da cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Associado à morte de João Pedro pelas mesmas circunstâncias trágicas, o assassinato de Ray indignou Joyce e inspirou a compositora a pôr musica nos versos de Mães do mundo.

Nasceu então a canção Mães do mundo, parceria de mãe e filha, afinadas na indignação e no protesto contra a matança infelizmente já rotineira de crianças e adolescentes inocentes – “Filhos de pobre / Filhos da periferia / Filhos da minoria", como ressaltam versos da letra de Ana – em operações policiais feitas em comunidades e bairros distantes dos cartões postais da cidade.

Nesta quinta-feira, 19 de maio, Joyce Moreno postou vídeo em rede social em que canta a música Mães do mundo para lembrar o primeiro aniversário da morte ainda impune de João Pedro.

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: morte, compositora, versos